sábado, 31 de março de 2012

O que é Saúde?

Em geral, as pessoas ainda associam saúde à simplesmente ausência de doenças, considerando um conceito bem equivocado de que a pessoa ou é absolutamente saudável ou doente, sendo que o conceito de saúde é abrangente.
Na atualidade, saúde tem sido definida não apenas como a ausência de doenças. Saúde se identifica como uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados a um estado de completo bem-estar físico, psicológico, social e espiritual.
Saúde é definida como uma condição humana com dimensões física, social, psicológica e espiritual. A saúde estaria associada à capacidade de apreciar a vida e resistir aos desafios do cotidiano.
Para entender saúde é preciso perceber que a sua definição abrangente (condição humana caracterizada pelo bem estar físico, social, psicológico e espiritual) proporciona o entendimento de que a sua percepção completa (afirmar ter saúde de um modo completo) equivale a estar em um completo estado de bem estar.
Para se ter, o que costumamos, dizer boa saúde é necessário praticar exercícios físicos, ter uma boa alimentação, ir ao médico pelo menos uma vez ao ano, controlar o estresse, não fumar, não usar drogas, evitar bebidas alcoólicas em excesso, ter um bom relacionamento com as outras pessoas, estar bem espiritualmente e outras coisas.
            Então, cuide-se e desfrute de uma boa saúde.

Referências bibliográficas

ASSUMPÇÃO, L. O. T.; MORAIS, P. P.; FONTOURA, H. Relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida. Notas introdutórias. Universidade Católica de Brasília.

BARROS, M. V. G.; NAHAS, M. V. Medidas da atividade física: teoria e aplicação em diversos grupos populacionais. 1ed. Londrina: Midiograf. 2003.

McARDLE, W.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.

NAHAS, M.V., BARROS, M.V.G., FRANCALACCI, V. O pentáculo do bem estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos e grupos. Revista brasileira de atividade física e saúde. v. 5, n. 2, 2000, págs 48-59.

PITANGA, F. J. G. Epidemiologia, atividade física e saúde. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília v.10, n. 3, julho 2002, p. 49-54.

terça-feira, 27 de março de 2012

Atividade Física e Exercício Físico

Os termos atividade física e exercício físico estão relacionados entre si, mas possuem conceitos diferenciados. A separação entre esses dois termos atividade física e exercício físico é em alguns casos complicada. Pois, a atividade física é entendida como uma característica inerente ao ser humano, apresentando dimensões biológica e cultural. Ela pode ser definida como sendo movimentos corporais realizados pela musculatura esquelética humana resultando no gasto calórico acima dos níveis de repouso, mas sem a intenção de desenvolver uma aptidão física (flexibilidade, força, potência, resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, agilidade e composição corporal).
Já o exercício físico consiste em um tipo de atividade física sistematizada, planejada, estruturada e repetitiva que pretende desenvolver a aptidão física. Em outras palavras, o exercício físico é definido como uma atividade corporal com o intuito de se desenvolver e manter uma aptidão física, ou seja, tornar o corpo apto para realizar uma atividade física.
O exercício seria então marcado pela característica intencional. Mas quando, por exemplo, trabalhadores braçais realizam contrações musculares repetidas, eles estão realizando uma atividade corporal que, ironicamente, também desenvolve e mantém sua aptidão física, mesmo que não seja essa a intenção.
Desse modo, convencionou-se o uso da expressão atividade física, para designar os casos em que existe atividade realizada pelo corpo, mas com objetivos diferentes da busca de aptidão física.
Por isso, pessoas com uma adequada atividade física podem ter aptidão física. Porém, em nossa sociedade, cada vez mais o estilo de vida exige menos atividade física, e o exercício físico, que é essa atividade intencional, assume uma grande importância.
Na prescrição do exercício físico, busca-se a adaptação do organismo para que este obtenha a aptidão física, ou seja, os exercícios físicos estruturam atividades físicas moderadas e/ou intensas, proporcionando melhoria da aptidão física.

Referências bibliográficas

BARROS, M. V. G.; NAHAS, M. V. Medidas da atividade física: teoria e aplicação em diversos grupos populacionais. 1ed. Londrina: Midiograf. 2003.

McARDLE, W.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.

NAVARRO, F. Bioquímica e Bioenergética aplicada ao exercício físico. Aula da Pós-graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercício – Prescrição do Exercício da Universidade Gama Filho, 2012.

POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 5 ed. Barueri: Manole, 2005.