sábado, 21 de abril de 2012

O que é treinamento físico?

O exercício pode ser realizado de forma organizada para o desenvolvimento de componentes específicos da aptidão física. O uso repetido do exercício para melhorar a aptidão física é denominado treinamento físico
Esse conceito é importante por duas razões. Primeiramente, revela que certa sessão de exercícios precisa aplicar um estímulo para melhoria dos componentes da aptidão física. Em segundo lugar, o corpo deve então ser capaz de realmente melhorar em certas funções quando exposto de uma forma rotineira ao exercício.
As diferenciações temporais em como o corpo responde ao exercício são bastante úteis no estudo da Fisiologia do Exercício. Por exemplo, o corpo apresenta respostas imediatas ao exercício que devem variar com o tipo de exercício realizado. Essas respostas imediatas são denominadas adaptações agudas, que funcionam para ajudar o corpo a tolerar o exercício ou a atividade física. 
A realização de exercícios pode também estimular várias funções corporais e mudanças estruturais e estas mudanças podem ser mantidas mesmo após o término do exercício. Por exemplo, levantar objetos pesados eventualmente levará a um aumento da força e do tamanho dos músculos; caminhar ou correr diariamente causará uma melhora da capacidade de consumir oxigênio e liberar energia nos músculos ativos, além de aumentar o volume total de sangue.
Essas adaptações, por sua capacidade de serem mantidas ao longo das sessões de exercício, de natureza crônica e de longo prazo, são chamadas de adaptações crônicas. As adaptações crônicas podem exigir diversas semanas para se desenvolverem, como aumento do tamanho dos músculos, enquanto outras podem levar alguns dias, como a melhora do consumo de oxigênio, ou mesmo após duas ou três sessões de exercício, como o aumento do volume sangüíneo.
A estimulação das adaptações estruturais e funcionais que aprimoram o desempenho em tarefas específicas constitui o principal objetivo do treinamento físico.
Essas adaptações tornam necessária a atenção focalizada na freqüência e na duração das sessões de exercícios, tipo de treinamento, velocidade adequada de acordo com o treino, intensidade do exercício, duração e repetição da atividade realizada, intervalos de repouso e ter na competição que o indivíduo participará. A aplicação desses fatores varia, dependendo do desempenho e dos objetivos em termos de aptidão física.
Então, pratiquem exercícios físicos e treinem bastante para melhorar as estruturas e as funções corporais, promover saúde e obter uma boa qualidade de vida.

Referências bibliográficas

McARDLE, W.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

NAVARRO, F. Bioquímica e Bioenergética aplicada ao exercício físico. Aula da Pós-graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercício – Prescrição do Exercício da Universidade Gama Filho, 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário