sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Músculos agonistas, antagonistas e sinergistas



Antes de começar falando sobre os músculos agonistas, antagonistas e sinergistas, vamos entender e compreender um pouco sobre o conceito, os tipos e as funções da musculatura corporal.
Os músculos são estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é, ou pode ser, controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica. O músculo vivo tem uma coloração avermelhada. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.
No corpo temos três tipos de músculos, são eles:
Os músculos lisos: músculos com contração lenta e involuntária, controlado pelo sistema nervoso vegetativo, por exemplo, o músculo dos órgãos internos (estômago, fígado, intestino), pele, vasos sanguíneos, sistema excretor (movimentos peristálticos), dentre outros.
Os músculos estriados esqueléticos: localizados juntos ao esqueleto e conectados através dos tendões, esse tipo de músculo é controlado pelo sistema nervoso central e caracterizado por movimentos fortes e voluntários, por exemplo, os músculos dos membros inferiores e superiores: os braços, as mãos, as pernas e os pés.
O músculo estriado cardíaco: localizado no coração (miocárdio), esse tipo de músculo é controlado pelo sistema nervoso vegetativo e caracterizado por contrações vigorosas e involuntárias.
Os músculos desempenham importantes funções no corpo: produção dos movimentos corporais, estabilização das posições corporais, regulação do volume dos órgãos, movimento de substâncias dentro do corpo, produção de calor.
Depois de toda essa apresentação sobre os músculos, vamos ao que interessa. Muito se ouve falar em músculos agonistas, antagonistas e sinergistas, mas pouco se sabe a real funcionalidade de cada um destes, a seguir uma breve explicação sobre cada tipo. O importante será o entendimento do que cada musculatura pode trabalhar para uma correta aplicação dos movimentos e uma correta prescrição do treino. 
Os músculos agonistas: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: realização do supino reto, o agonista é o peitoral maior.
Os músculos antagonistas: músculos que se opõem à ação dos agonistas. Quando o agonista contrai-se, o antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave. Ex: no exemplo anterior, o antagonista é o grande dorsal.
Os músculos sinergistas: são aqueles que participam auxiliando a movimentação principal ou estabilizando as articulações para que não ocorram movimentos indesejáveis durante a ação principal. Ex: no mesmo exemplo, os flexores e extensores do punho, o tríceps braquial e deltoide (feixe anterior) contraem-se mantendo estáveis as articulações do punho, cotovelo e ombro.

Referências

Músculos do Corpo Humano. Disponível em: http://www.todamateria.com.br/musculos-do-corpo-humano/

Sistema Muscular. Disponível em: http://www.auladeanatomia.com/sistemamuscular/gen-musc.htm

Sistema Muscular. Disponível em: http://ulbra-to.br/morfologia/2011/08/17/sistema-muscular



22 comentários:

  1. qual é a ação do agonista, antagonista e sinergista no exercicio supino reto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ação do agonista (peitoral maior), junto com os sinergistas (tríceps e porção anterior do deltóide) seria empurrar a barra para cima, já os antagonistas (músculos das costas, posterior do deltóide e trapézio) exercem a ação de controlar a volta da barra do supino, fazendo com que a barra não volte de vez. Espero ter auxiliado na sua pergunta. Obrigado!

      Excluir
  2. Gostaria de saber se tem como executar movimento só com músculos sinérgico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Boa noite. Os músculos sinergistas auxiliam o músculo agonista (principal), logo não há como trabalhar apenas o músculo sinergista sozinho.

      Excluir
  3. Olá, boa noite. Se possível, gostaria de saber todos os músculos sinergistas. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia. Para você saber quais são os músculos sinergitas, primeiro você terá que saber qual exercício está sendo executado, para aí saber qual é o músculo agonista e seus auxiliares ou sinergistas, por exemplo:

      Num exercício de supino reto, o grupo muscular agonista é o peitoral e seus sinergistas são o tríceps braquial e feixe anterior do deltóide;

      Num exercício de puxada ou remada baixa, os grupos agonistas são os das costas (dorsais, rombóides e redondos) e seus sinergistas são o bíceps e o trapézio;

      Num exercício de agachamento, os grupos musculares agonistas são os glúteos e o quadríceps e seus sinergistas são os isquiotibiais.

      Como eu disse antes, os músculos sinergistas são músculos auxiliares, e para você saber quais são primeiro você deve fazer uma análise do exercício executado e depois verificar qual é o agonista e aí sim os sinergistas.

      Espero ter ajudado com essa explicação. Obrigado pelo interesse!

      Excluir
  4. obrigado Sr. professor a matéria foi satisfatória

    ResponderExcluir
  5. Compreendi o assunto que não entendi na aula.obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá Professor, tudo bem?

    Sua postagem sobre músculos está ótima.

    Sou do site Planeta Biologia e temos vários assuntos que podem se relacionar.
    Você estaria disposto a fazer uma parceria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel Pereira, podemos ver essa parceria sim, pode contar comigo. Obrigado pelo apoio!

      Excluir
  7. Olá Professor!
    Qual a explicação anatômica e biomecânica dos músculos agonistas, sinergistas e antagonistas envolvidos nos exercícios específicos para os músculos deltoide,bíceps braquial e tríceps braquial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Boa tarde. Desculpa a demora em responder. Não compreendi bem sua pergunta. Mas a explicação sobre músculo agonista, antagonista e sinergista já se encontra no texto.

      Excluir
  8. queria saber quais sao os musculos agonistas antagonistas e sinergistas da mandibula,ATM!

    ResponderExcluir
  9. Olá Pedro. Boa tarde. Se está falando em mandíbula, pensando em mastigação, o musculo agonista é o masséter, o sinergista é o temporal e os antagonistas são os pterigóideos Medial e lateral. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  10. ola boa noite, queria saber quais são os músculos estabilizadores do supino reto, e os neutralizadores. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Os estabilizadores são são os músculos abdominais, músculos escapulares e eretores da coluna. Os neutralizadores são o reto abdominal, transverso do abdômen, o trapézio maior e o peitoral menor. Espero ter ajudado.

      Excluir
  11. ola professor, você poderia me informar os musculos agonista, sinergista e antagonista do puxador frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Os agonistas são o grande dorsal, os romboides e os redondos; os sinergias são bíceps braguilha, braguilha, braquiorradial, posteriores do deltoide e trapézios; os antagonistas são peitorais.

      Excluir
  12. Classificação dos músculos agonistas quanto ao número de articulação que ele atua cada exercício no supino reto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Não compreendi bem sua pergunta. Pode refazê-la por favor.

      Excluir