domingo, 6 de abril de 2014

Distensão muscular




Uma distensão ou estiramento muscular, caracteriza-se por um rompimento parcial ou completo de fibras ou feixes musculares, resultante de um esforço extremo realizado pelo músculo. Junto com os feixes, são rompidos também capilares sanguíneos, resultando numa infiltração de sangue no local da lesão, formando posteriormente um coágulo. Em casos graves, onde muitos feixes são rompidos, o músculo pode sofrer uma ruptura muscular. As distensões são mais facilmente reconhecidas que as contraturas musculares, uma vez que a dor causada pela ruptura dos feixes é imediata, impossibilitando a continuidade do exercício.
O diagnóstico imediato é simples devido aos sintomas singulares, porém o nível da lesão só pode ser mensurado com exatidão através de um ultrassom da parte lesionada, onde os coágulos serão identificados. A realização do ultrassom é de fundamental importância para termos a noção da intensidade da lesão e prevermos a forma de recuperação, tratamento, prognóstico futuro e volta às atividades físicas.
No caso de distensões musculares, recomenda-se procurar um médico ortopedista/ desportivo ou fisioterapeuta imediatamente após o ocorrido. Porém, como medida emergencial depois da lesão, gelo deve ser aplicado por cerca de 20 minutos, a fim de se evitar que a lesão tome maiores proporções com uma maior infiltração de sangue no músculo afetado. O retorno à prática desportiva é mais lento que nos casos de contratura, variando amplamente com o nível da lesão, e deve ser feito com bastante cautela.
Fique atento, um profissional em Fisioterapia e de Educação Física com formação e capacitação e olhar clínico diferenciado poderá lhe oferecer sempre resultados eficazes e duradouros, com abordagem resolutiva e não paliativa.

Invista em sua qualidade de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário