quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Por que estudar Anatomia e Fisiologia?


Introdução

O nosso corpo é uma máquina fenomenal! Quando executamos qualquer atividade ele estabelece uma diversidade de fatores coordenados que ocorrem enquanto efetuamos a leitura deste texto, por exemplo. Esses fatores permitem que funções complexas, como a audição, a visão, a respiração e o processamento de informações, continuem sem um esforço consciente.
Podemos exemplificar, ainda melhor, da seguinte forma: no momento em que você levanta da cama, atravessa a porta da sua casa e caminha pela rua, grande parte dos seus sistemas corporais serão acionados, permitindo que você passe do repouso para o exercício. Caso você continue com essa rotina diariamente, durante semanas e meses, e aumentar gradualmente a duração e a intensidade de sua caminhada, o seu corpo irá sofrer uma adaptação que ocasionará uma melhora do seu condicionamento físico.

Desenvolvimento
  
Durante séculos, pesquisadores estudaram fatores relacionados ao funcionamento do corpo humano para desempenhar as diversas atividades cotidianas.
Muitas vezes estudantes e até mesmo profissionais de cursos da área de Saúde não sabe ou não entende o porquê de estudar duas disciplinas fundamentais para esses cursos – Anatomia e Fisiologia. Então vamos lá, aos conceitos das mesmas e a importância de estudá-las.
A anatomia é o estudo da estrutura ou morfologia de um organismo. Através dela, aprendemos a estrutura básica de várias partes do corpo e suas inter-relações. A fisiologia é o estudo do funcionamento do corpo. Na fisiologia, estudamos como os sistemas orgânicos, tecidos, células e as moléculas intracelulares do nosso corpo funcionam e como suas funções são integradas para regular nosso ambiente interno.
Em outras palavras, a fisiologia tem como objetivo estudar e explicar os fatores físicos e químicos que são responsáveis pela origem, desenvolvimento e progressão da vida, na fisiologia humana, pra ser mais específico, busca-se explicar as características e os mecanismos específicos do corpo humano que fazem dele um ser vivo, ou seja, explicar como as estruturas básicas ou morfológicas do nosso corpo se interagem para manter o corpo em “perfeito” funcionamento, ou melhor ainda, manter o corpo vivo. Nesse sentido, como a fisiologia está centrada nas funções de estruturas, não se pode discutir facilmente a fisiologia sem conhecer a anatomia.

Conclusão

Logo, podemos ver que uma depende da outra e que as duas são de fundamentais importâncias para o devido conhecimento do corpo. Se você quer ser um bom profissional da área de Saúde, aprenda e compreenda essas duas disciplinas e ponha seus conhecimentos tanto no seu trabalho como no seu cotidiano, caso contrário você será apenas um mero “profissional”, se é que essa é denominação correta.
 

4 comentários:

  1. Como é importante o estudo da anatomia e da fisiologia do corpo humano..

    ResponderExcluir
  2. O conhecimento da Anatomia Humana é fundamental à formação dos profissionais em saúde,para dominar o conhecimento da estrutura anatômica do corpo humano e, isso não deve ser restrito apenas aos médicos cirurgiões.

    A anatomia e a fisiologia são muito importantes por estarem inter-relacionadas, pois sua estrutura e a função estão sempre intimamente associadas. A função de um órgão, ou como ele funciona, depende de como ele é construído. Reciprocamente, a anatomia provê pistas para entender como ele funciona. A estrutura da mão, com seus longos dedos articulados, está relacionada com suas funções de agarrar as coisas. O coração é projetado como uma bomba muscular que pode contrair para propelir o sangue no interior dos vasos sanguíneos. Ao contrário, os pulmões, cuja função é a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o ambiente externo e o sangue, são compostos de um tecido muito fino. Imagine o que poderia acontecer se o coração fosse composto de um fino tecido e os pulmões fossem constituídos por um músculo espesso. Estrutura e função estão sempre relacionadas. O diagnóstico por imagem e a patologia são duas áreas da medicina que abrangem tanto a anatomia quanto a fisiologia. No diagnóstico por imagem, as estruturas e funções no interior do corpo humano são observadas usando-se varias técnicas de imagem. O patologista estuda as mudanças estruturais e funcionais associadas à doença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua contribuição. Muito interessante e importante seu texto aqui nos comentários!

      Excluir