quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Outras definições básicas no treinamento de força






Periodização: variações planejadas de um programa de treinamento num determinado período de tempo (um mês, dois meses, três meses etc.), variações estas no volume, na intensidade, nas séries, no tipo de exercício etc. A periodização é necessária para se obter ganhos ótimos na força, na potência e na hipertrofia muscular à medida que o treinamento progride.

Sobrecarga progressiva / Exercício com carga progressiva: refere-se à prática de aumentar continuamente o estresse muscular uma vez que ele se torna capaz de produzir maior força ou se torna mais resistente (p. ex.: aumento da carga e diminuição das repetições para trabalhar a força e/ou potência, aumento das repetições para trabalhar a resistência, aumentar as séries etc.).

Especificidade da velocidade: é o conceito de que o treinamento de força produz seus maiores ganhos de força na velocidade na qual ele é realizado. (p. ex.: poucas repetições, velocidade menor e carga pesada à maiores ganhos de força; muitas repetições, velocidade maior e carga leve à menores ganhos de força e mais resistência).

Especificidade da ação muscular: indica que os ganhos na força são, em parte, específicos ao tipo de ação muscular (isométrico, isocinético) utilizado no treino.

Especificidade do grupo muscular: significa que cada grupo muscular que exija ganhos de força ou outras adaptações ao treinamento de força deve ser treinado.

Especificidade da fonte energética: refere-se ao conceito de que qualquer treinamento físico pode provocar adaptações dos sistemas (fontes) metabólicos predominantemente utilizados para suprir a energia necessária aos músculos que realizam determinada atividade física.

=> Fontes energéticas:
 
>>> Anaeróbias (alática e lática): predominante em atividades de curta duração e alta intensidade;

>>> Aeróbias: predominante em atividades de longa duração e baixa intensidade.

Segurança: eliminar ou reduzir os riscos de lesões com a utilização de técnicas adequadas e corretas, tendo auxílio adequado, equipamentos em boas condições, mantendo a respiração (evitando prendê-la à manobra de Valsalva) etc.

Referência bibliográfica

FLECK, S. J.; KRAEMER, W. J. Fundamentos do treinamento de força muscular. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário