domingo, 16 de outubro de 2011

Breve introdução sobre os macronutrientes

Os nutrientes carboidratos, proteínas e lipídeos proporcionam a energia necessária para preservar as funções corporais durante o repouso e a atividade física. Além de seu papel como combustível biológico, esses nutrientes, denominados macronutrientes, mantêm a integridade funcional e estrutural do organismo.
Todos esses nutrientes contêm carbono. Os átomos de carbono compartilham facilmente ligações químicas com outros átomos de carbono e com átomos de outros elementos químicos para formar grandes moléculas com cadeias de carbono. Os átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio representam as unidades estruturais para a construção dos macronutrientes.
As combinações específicas de carbono com hidrogênio e oxigênio formam os carboidratos e os lipídeos. As proteínas são formadas quando combinações de carbono, oxigênio e hidrogênio se unem com nitrogênio e minerais.

Referência bibliográfica

McARDLE, W.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário