sábado, 31 de março de 2012

O que é Saúde?

Em geral, as pessoas ainda associam saúde à simplesmente ausência de doenças, considerando um conceito bem equivocado de que a pessoa ou é absolutamente saudável ou doente, sendo que o conceito de saúde é abrangente.
Na atualidade, saúde tem sido definida não apenas como a ausência de doenças. Saúde se identifica como uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados a um estado de completo bem-estar físico, psicológico, social e espiritual.
Saúde é definida como uma condição humana com dimensões física, social, psicológica e espiritual. A saúde estaria associada à capacidade de apreciar a vida e resistir aos desafios do cotidiano.
Para entender saúde é preciso perceber que a sua definição abrangente (condição humana caracterizada pelo bem estar físico, social, psicológico e espiritual) proporciona o entendimento de que a sua percepção completa (afirmar ter saúde de um modo completo) equivale a estar em um completo estado de bem estar.
Para se ter, o que costumamos, dizer boa saúde é necessário praticar exercícios físicos, ter uma boa alimentação, ir ao médico pelo menos uma vez ao ano, controlar o estresse, não fumar, não usar drogas, evitar bebidas alcoólicas em excesso, ter um bom relacionamento com as outras pessoas, estar bem espiritualmente e outras coisas.
            Então, cuide-se e desfrute de uma boa saúde.

Referências bibliográficas

ASSUMPÇÃO, L. O. T.; MORAIS, P. P.; FONTOURA, H. Relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida. Notas introdutórias. Universidade Católica de Brasília.

BARROS, M. V. G.; NAHAS, M. V. Medidas da atividade física: teoria e aplicação em diversos grupos populacionais. 1ed. Londrina: Midiograf. 2003.

McARDLE, W.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.

NAHAS, M.V., BARROS, M.V.G., FRANCALACCI, V. O pentáculo do bem estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos e grupos. Revista brasileira de atividade física e saúde. v. 5, n. 2, 2000, págs 48-59.

PITANGA, F. J. G. Epidemiologia, atividade física e saúde. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília v.10, n. 3, julho 2002, p. 49-54.

Nenhum comentário:

Postar um comentário