domingo, 17 de março de 2013

As vias metabólicas


 

As vias metabólicas são de fundamental importância para a geração de energia, isto é, produção de ATP durante a prática de exercício físico, e também para a produção de energia, as células do organismo precisam se utilizar de substratos energéticos como glicose, ácidos graxos e aminoácidos (em situações extremas). A contribuição relativa das vias metabólicas para a produção de ATP difere uma da outra, dependendo da intensidade e da duração do exercício.
O organismo, mais especificamente o músculo estriado esquelético, pode produzir energia durante a prática de exercício físico a partir da predominância de uma ou da combinação das três vias metabólicas que são: o sistema fosfagênio ou ATP-PCr; o sistema ou metabolismo glicolítico; e o sistema aeróbio ou respiração mitocondrial. As duas primeiras podem ocorrer sem a presença de oxigênio, por isso também são chamadas de vias de metabolismo anaeróbio, a último ocorre na presença de oxigênio, por isso é chamada de via de metabolismo aeróbio.
No exercício de alta intensidade e curta duração (no máximo 20 segundos), as reservas intramusculares de ATP e PCr proporcionam a energia imediata para a realização do exercício, logo o sistema fosfagênio ou ATP-PCr é predominante nessa situação. Apesar de importante, a PCr não pode manter a ressíntese de ATP por muito tempo e como o reajuste no consumo de oxigênio pode demorar mais tempo do que a duração dessa via de produção de energia é preciso que outro processo entre em ação. Esse próximo processo é o metabolismo ou sistema glicolítico, pois no exercício de intensidade um pouco menor e duração um pouco maior (2 a 3 minutos), as reações anaeróbias da glicólise geram a maior parte da energia nessa situação. À medida que o exercício progride além de alguns minutos (> 3 minutos) e a intensidade diminui mais ainda, o sistema aeróbio ou respiração mitocondrial predomina nessa situação.
Mas deve-se observar uma coisa, que as vias metabólicas não são utilizadas isoladamente, elas funcionam o tempo todo, apenas há a predominância de cada dependendo da intensidade e duração do exercício.

 


Referências

McARDLE, W.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

NAVARRO, F. Bioquímica e Bioenergética aplicada ao exercício físico. Aula da Pós-graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercício – Prescrição do Exercício da Universidade Gama Filho, 2012.

POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 5 ed. Barueri: Manole, 2005.

13 comentários:

  1. Ola professor muito bom o conteúdo acima sobre vias metabólicas esta me ajudando muito na minha pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Deusdete, que tenha contribuído para sua pesquisa. Estou grato pelo seu elogio.

      Excluir
  2. como faço para confeccionar um mapa metabólico com as reações químicas numa prova de 10.000 metros tendo o carboidrato como substrato energético. Poderia me mandar pelo menos ums exemplos ? eu ficaria muito grato professor. deusdetemoreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deusdete agora você me pegou, pois confeccionar um mapa metabólico é muito difícil, pois assim, apesar de uma corrida de 10000 metros ser predominantemente aeróbio, ele também tem sua fase anaeróbia, um exemplo disso, um sprint na reta final da corrida, e também tem uma coisa o carboidrato, mesmo sendo o principal substrato energético pelo menos no início de no meio da corrida, ele não tua sozinho, pois temos os lipídios e alguns aminoácidos que auxiliam na produção de energia na corrida.

      Excluir
    2. Ou então gostaria que reformulasse sua pergunta melhor. Grato pela sua atenção!

      Excluir
  3. Lembrando que todos os reajustes, sendo aumento ou diminuição de velocidade é feito pelas vias anaeróbias, ajuste cardiorrespiratório.

    ResponderExcluir
  4. Quais as vias metabólicas usadas qndo se pula corda.comecando pulando 30 30segundos é descansa 15 depois 45 e descansa 15 (aumentando mais 15 s)Até dar 5 min pulando corda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo fato do tempo total da atividade ser de 5 minutos e ter descansos curtos, a predominância da via aeróbia é maior. Espero ter ajudado. Grato pelo comentário!

      Excluir
  5. Qual a via metabólica predominante durante a realização de um lançamento de disco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sistema fosfagênio ou ATP-PCr. Atividade de curtíssima duração!

      Excluir