domingo, 20 de outubro de 2013

Resumo do Artigo de Revisão de Romário Araujo de Oliveira


Efeitos da combinação de diferentes suplementos alimentares na hipertrofia muscular em praticantes de treinamento de força

Romário Araujo de Oliveira1

Resumo

Introdução: Os suplementos alimentares caracterizam-se pelo consumo de nutrientes com grau de eficiência extremamente variável, proporcionado adaptações fisiológicas e melhora do desempenho físico, com isso os suplementos alimentares podem ser recursos ergogênicos. O consumo de suplementos alimentares cresce de maneira rápida com a finalidade tanto de aumento do rendimento esportivo quanto para melhoria da condição de saúde e estética (hipertrofia muscular). Os praticantes de musculação são os que mais utilizam suplementos alimentares, tendo como objetivo principal a hipertrofia muscular. Objetivo: O objetivo desta revisão foi analisar os efeitos da combinação de diferentes suplementos alimentares na hipertrofia muscular em praticantes de musculação. Revisão de literatura: Dos sete estudos analisados, seis mostraram que a combinação de diferentes suplementos alimentares proporciona aumento na força e hipertrofia muscular (aumento da massa corporal total e da massa corporal magra). Mas um estudo mostrou que o uso de suplementos alimentares não trouxe nenhum resultado significativo na hipertrofia muscular, que apenas o treinamento é suficiente. Conclusão: Então, conclui-se que os praticantes de musculação fazem uso de diferentes suplementos alimentares e que o seu uso, de acordo com os estudos, proporciona hipertrofia muscular, mas o uso destas substâncias deve ser orientado e prescrito por nutricionistas e que haja estudos mostrando os efeitos deletérios do uso combinado e exagerado destes produtos.

Palavras-chave: Suplementação. Suplementos. Treinamento de força. Hipertrofia muscular.

Referência:

1. OLIVEIRA, R. A. Efeitos da combinação de diferentes suplementos alimentares na hipertrofia muscular em praticantes de treinamento de força. Revista Brasileira de Fisiologia e Prescrição do Exercício. Vol.7, Núm.40, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário