sábado, 15 de março de 2014

Catabolismo e Anabolismo


Catabolismo = “destruição”

O catabolismo envolve processos metabólicos que implicam na “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples. Abrange também a quebra de energia e a produção de nutrientes, a liberação de energia livre e elétrons e as suas transferências acopladas para as moléculas intermediárias (glicose, aminoácidos e ácidos graxos) e a formação de pouca energia e produtos.
As moléculas intermediárias podem ser usadas de uma maneira controlada e reguladas para fornecerem a energia livre necessária às reações do anabolismo.

Substância Complexa

Substância Simples
Glicogênio
>>>>> 
Glicoses
Proteína
>>>>> 
Aminoácidos
Triglicerídeo
>>>>> 
Ácidos graxos

Anabolismo = “construção”

O anabolismo envolve processos metabólicos que implicam na construção de moléculas a partir de outras, ligações covalentes de elétrons, prótons e pequenas moléculas para produzir moléculas maiores (glicogênio, proteína e triglicerídeos).  
A energia livre é necessária na construção de novas e/ou maiores moléculas e isso ocorre devido ao aumento do calor e da entropia liberada pelo catabolismo. A síntese de glicogênio, a síntese protéica, a síntese de triglicerídeos e a síntese de hormônios são exemplos de reações anabólicas.

Substância Simples

Substância Complexa
Glicoses
>>>>> 
Glicogênio
Aminoácidos
>>>>> 
Proteína
Ácidos graxos
>>>>> 
Triglicerídeo



Interação entre catabolismo e anabolismo


Muitas das reações catabólicas e anabólicas ocorrem juntas. Uma maior estimulação para a catabolismo aumenta-o e reduz o anabolismo, e vice versa, pois funcionam em equilíbrio dinâmico.
As reações que ocorrem no músculo esquelético durante o exercício são, em sua maioria, catabólicas. Na recuperação do exercício predominam os processos de síntese.

Referência Bibliográfica

NAVARRO, F. Bioquímica e Bioenergética aplicada ao Exercício: Apostila da Pós-graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Exercício. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro. 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário