terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Recuperação após o treinamento de força para hipertrofia


O período de recuperação é importante para o corpo humano, pois este necessita de descanso para que haja o perfeito funcionamento de suas funções vitais. É necessário que haja um equilíbrio entre desgaste e reposição de energia para uma boa manutenção do estado físico e funcional do corpo. A capacidade de recuperação e crescimento do organismo, ocorrida durante o repouso, é denominada anabolismo, este é determinado geneticamente. Já a quantidade total de exercícios realizados determina o grau de desgaste do organismo e é denominado catabolismo. (SANTARÉM, 2003).
Powers e Howley (2000) citam que os indivíduos mais condicionados apresentam uma velocidade de recuperação maior que os não treinados, podendo ter um período de recuperação de 24, 48, ou 72 horas. Esse período é essencial para a recuperação das reservas dos substratos energéticos e das taxas de oxigênio, prevenção de lesões e otimização do treinamento de hipertrofia.
A recuperação do treinamento é importante para obter ganhos fisiológicos e recuperação do organismo, evitando lesões e esgotamento do mesmo. Assim, um treinamento adequadamente prescrito pelo profissional de educação física irá possibilitar a conquista do ganho de massa muscular, mediante o mínimo desgaste e o mínimo risco lesional.

Referências

SANTARÉM, J. M. Alimentação para massa muscular. Disponível em: www.culturismo.com.br/massa muscular.php.

POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 3. ed, São Paulo. Manole, 2000.


Nenhum comentário:

Postar um comentário