sábado, 5 de janeiro de 2013

Celulite


O que é celulite?
                  
            A celulite, cientificamente chamada de fibro edema gelóide, é um distúrbio estético que acomete quase que exclusivamente as mulheres, sendo muito comum nos dias de hoje. A celulite trata-se do aparecimento de ondulações na pele, propiciando o aspecto de "casca" de laranja, consequente do aumento de tecido gorduroso sob a pele.
O processo de formação da celulite acontece a partir do aumento gradativo da deposição de gordura sob a pele. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. É uma afecção benigna, crônica que não apresenta cura.
A celulite afeta aproximadamente 95% das mulheres, seja na forma mais suave ou em um estágio avançado, já que conta com 4 estágios de evolução, compromete a região dos glúteos, coxa, abdômen e braços, sendo considerada antiestética com pluralidade etiopatogênica.
Com foi mencionado no início, infelizmente, a celulite ainda não tem cura, mas existem diversas forma de tratamento, que podem melhorar significativamente o aspecto da famosa "casca de laranja".

Confira os principais fatores que agravam a celulite:

·        Sedentarismo;
·        Bebida alcoólica e/ou refrigerantes em excesso;
·        Cigarro;
·        Obesidade;
·        Estresse;
·        Excesso de sal;
·        Pílulas Anticoncepcionais;
·        Transtornos Ortopédicos;
·        Fatores hormonais;
·        Genética.

Dicas para atenuar a celulite:

  • Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, já que são bebidas que fornecem calorias e não contam com nenhum valor nutritivo, prefira a ingestão de água ou sucos naturais;
  • Pratique exercícios físicos, combinando exercícios aeróbios com exercícios de musculação favorecendo assim o metabolismo de gordura e o ganho de massa muscular;
  • Evite ou consuma com moderação alimentos gordurosos como pizzas, molhos gordurosos, pães e bolachas recheadas, sorvetes e biscoitos amanteigados;
  • Procure dosar a quantidade de óleo durante a preparação dos alimentos;
  • Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas.
  • Além desses fatores, a adoção de outras medidas como tomar bastante líquido durante o dia (preferência água), aumentar o consumo de fibras e potássio, além de optar por alimentos naturais como os crus, cozidos ao vapor e integrais, apresentam mais nutrientes colaborando para o bom funcionamento do organismo.

Referências

Celulite. Disponível em: http://www.tuasaude.com/celulite/. Acesso em: 05 de janeiro de 2013.

Como tratar a celulite?. Disponível em: http://posugf.com.br/noticias/todas/1972-como-tratar-a-celulite. Acesso em: 05 de janeiro de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário