sexta-feira, 17 de maio de 2013

Consumo Máximo de Oxigênio (VO2 máx)



O VO2 máx é a capacidade máxima que o organismo tem de captar, transportar e utilizar o oxigênio. O VO2 está relacionado a três sistemas do nosso organismo, que são eles: o sistema respiratório (responsável pela captação de oxigênio), o sistema cardiovascular (responsável pelo transporte de oxigênio no sangue) e o sistema muscular (responsável pela utilização de oxigênio, principalmente durante o exercício físico, para geração ou fornecimento de energia).

O VO2 máx proporciona uma medida quantitativa da capacidade do indivíduo para a ressíntese aeróbia de ATP. Isso torna o VO2 máx um importante determinante da capacidade de realizar um exercício de alta intensidade por mais de 4 ou 5 minutos. A possibilidade de alcançar um VO2 máx alto comporta um significado fisiológico importante além de seu papel que consiste em permitir o metabolismo energético. Uma alta potência aeróbia requer a resposta integrada e de alto nível de diversos sistemas de apoio fisiológico.
O VO2 máx depende de duas variáveis: o débito cardíaco (quanto de sangue o coração bombeia por minuto) e a diferença arteriovenosa de oxigênio (diferença entre a quantidade de oxigênio que chega às células pela artéria e a quantidade de oxigênio que deixa as células nas veias).
Para aumentar o VO2 máx os treinamentos devem ter como foco a melhora no débito cardíaco por meio de adaptações cardiovasculares, ou seja, o aumento no número de mitocôndrias, de capilares sanguíneos, do volume sanguíneo e das hemácias. Além disso, é preciso estimular a melhora na atividade de enzimas oxidativas, aumento na atividade contrátil cardíaca, e também do aumento da resposta pulmonar. Para isso, pesquisadores apontam os treinamentos em intensidades próximas ao VO2 máx como os mais indicados para melhorar esse índice, ou seja, acima de 85%.
O VO2 máx começar a declinar após os 25 anos de idade com um ritmo de aproximadamente de 1% por ano, de forma que, aos 55 anos, será em média cerca de 27% abaixo dos valores relatados para as pessoas de 20 anos de idade, consequentemente a pessoa em processo de envelhecimento terá um VO2 máx ainda mais baixo que esses valores. O declínio de VO2 máx pode ser atribuído ao processo de envelhecimento na redução da capacidade cardíaca e na diferença da oxigenação arteriovenosa. Os batimentos cardíacos máximos diminuem de 6 a 10 batimentos por minuto por década e é responsável pela diminuição da capacidade respiratória. No entanto, a redução do volume sanguíneo durante o exercício máximo no idoso, também contribui para a diminuição da capacidade cardíaca. Logo, em pessoas idosas há uma diminuição do volume sanguíneo, diminuição da capacidade cardíaca, diminuição a contratilidade ventricular, diminuição da capacidade vascular, e ainda diminui a capacidade de utilização do oxigênio durante os exercícios físicos no músculo.
 

4 comentários:

  1. Muito bom! Obrigada pela conceituação e esclarecimento a cerca do assunto.

    ResponderExcluir
  2. Que bom encontrar essas informações, em apenas um post encontrei tudo que precisava. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por ter gostado e aproveitado o conteúdo e ter encontrado tudo que precisava!

      Excluir