sábado, 13 de julho de 2013

A Importância da Reposição de Líquidos na Musculação


Durante o exercício físico, o corpo humano utiliza o glicogênio muscular como fonte de energia e esses estoques acabam. Logo, no pós-treino, o praticante reabastece os músculos. Durante o treino, nós suamos muito e perdemos muito líquido, porém, diferente do glicogênio, temos que repor o que é perdido durante a prática do exercício, senão podemos correr risco de vida.
Mas por que a hidratação é tão importante? Se perdermos 5% do nosso peso corporal através do suor o desempenho na academia cairá em 30%, algo que não queremos de modo algum. Logo, indica-se que bebamos 400 a 600ml de água 2 ou 3 horas antes do aeróbico ou da musculação. Este líquido prevenirá o estresse térmico, retardando a desidratação, aumentando a transpiração e diminuindo a indesejada elevação da temperatura corporal.
Durante o exercício também é importante se hidratar. Se o exercício durar menos que 1 hora, só a ingestão de água já é o suficiente, sendo recomendada 150 a 200ml de água a cada 15 ou 20 minutos. Caso o treino dure mais de 1 hora, pode ser necessária a ingestão de isotônicos. Acontece que o corpo perderá sódio e potássio durante o suor, além de depletar o carboidrato (glicose) na geração de energia.
Mas lembre-se: se o treino tiver como objetivo a perda de gordura, de nada adianta a utilização de bebidas com carboidratos, pois o corpo parará de utilizar as reservas lipídicas para fazer uso da glicose que acabara de ingressar na corrente sanguínea. Após o treino, é importante que continue havendo a reidratação. Neste momento o praticante não deve ingerir cafeína ou álcool, já que estas substâncias são diuréticas e a ideia é reter ao máximo o líquido que entrar no corpo. Bebidas com sódio, potássio e carboidratos de alto índice glicêmico podem ser uma boa opção!
O sódio vai reter o líquido e ajudar contra a desidratação; potássio vai auxiliar no balanço hídrico e intramuscular; e o carboidrato fornecerá energia rápida ao organismo, quebrando o catabolismo.
Conclusão: O organismo precisa estar hidratado para você conseguir dar 100% no seu treino. Para isto é necessário ingerir água antes, durante e após o exercício físico. A ingestão de bebidas isotônicas deve estar de acordo com o treino e objetivo do praticante, tendo seu uso estudado para seu melhor aproveitamento. Não negligencie a água!

Por: SNC Barra da Tijuca


Nenhum comentário:

Postar um comentário