sábado, 27 de julho de 2013

Evolução do fitness e da musculação


Evolução do fitness

A década de 70 foi marcada pela “febre” do método Cooper. Era muito comum, naquela época, as pessoas irem ao parque para fazer “Cooper”. Desta forma, os exercícios aeróbios ganharam grande popularidade.
Na década de 80 as “academias de ginástica” surgiram no Brasil como a grande moda da década. Era muito comum encontrarmos salas de ginástica com mais de 100 alunos, de diversas idades e níveis de condicionamento, presentes nas aulas. Esta foi a década da ginástica aeróbica.
Já na década de 90 ficou marcada como a “era do fitness”. A busca pelo corpo perfeito foi o objetivo dos milhares de frequentadores das academias das grandes capitais brasileiras. Nesta fase, a musculação começou a despertar o interesse de muitas pessoas devido a seus rápidos resultados oferecidos.
Hoje em dia, todas essas modalidades estão bem documentadas através de estudos da literatura. O empirismo está, aos poucos, dando lugar a ciência. Muitos mitos e barreiras já foram derrubados, mas ainda há muito a se aprender.


Evolução cronológica da musculação

A princípio, os exercícios resistidos eram usados apenas no esporte de alto nível como ferramenta para melhora do rendimento. Porém, aos poucos, eles foram sendo utilizados para outras finalidades (reabilitação e estética).
Nos dias atuais, a musculação é uma forma segura de exercício nas mais diferentes populações. A seguir, podemos visualizar uma breve ilustração do desenvolvimento da musculação no decorrer dos anos.


Referência

EVANGELISTA, A. Prescrição de exercícios para o treinamento de força. Apostila da Pós-graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Exercício. Universidade Gama Filho. 2013.


                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário