terça-feira, 13 de agosto de 2013

Colesterol: vilão ou mocinho?

                              
               



Muitas vezes, falamos ou ouvimos falar que o colesterol é uma substância ou produto ruim no nosso corpo e que só causa doenças, principalmente as doenças cardiovasculares, mas será que o colesterol só tem o papel de “vilão” no nosso corpo, ou ele também pode ser o “mocinho” da história. Veremos a seguir o que realmente é o colesterol e quais benefícios ou malefícios que o mesmo pode trazer para o nosso corpo.
Os lipídeos derivados são sintetizados a partir de lipídeos simples e compostos, como exemplo temos os esteróides, o principal destes é o colesterol. O colesterol é classificado, segundo McArdle e colaboradores (2003), como um lipídio derivado e existe somente em animais. O colesterol não contém ácidos graxos, mas compartilha algumas características físicas e químicas dos lipídios. Assim sendo, do ponto de vista dietético, o colesterol pode ser classificado com lipídio. 
O colesterol, encontrado extensamente na membrana plasmática de todas as células, origina-se seja através da dieta (colesterol exógeno), seja através da síntese celular (colesterol endógeno), pois mesmo com uma dieta isenta de colesterol, ainda assim haveria colesterol no nosso corpo.
O colesterol participa de muitas funções corporais, incluindo a construção das membranas plasmáticas e funcionando como um precursor da síntese da vitamina D, dos hormônios das glândulas supra-renais e dos hormônios sexuais estrogênio, androgênio e progesterona. O colesterol fornece um componente-chave para a síntese da bile (emulsifica os lipídios durante a digestão) e desempenha um papel crucial na formação dos tecidos, dos órgãos e das estruturas corporais durante o desenvolvimento fetal. O colesterol dietético é encontrado em alimentos de origem animal (ovo, carne vermelhas, etc.) e não é encontrado em alimentos de origem vegetal. Neste caso aqui podemos dizer que ele é o “mocinho” da história, pois ele é muito importante para o nosso corpo, mas em que situação(ões) ele é o “vilão”? Veremos a seguir.
Os poderosos prognosticadores de maior risco de doença arterial coronariana incluem os altos níveis de colesterol sérico total e da molécula LDL (lipoproteína de baixa densidade) rica em colesterol. Esses riscos passam a ser particularmente poderosos quando combinados com outros fatores de risco, como tabagismo, sedentarismo, obesidade, diabetes e hipertensão sem tratamento. Existe uma relação contínua e gradativa entre o colesterol sérico e a morte por doença arterial coronariana.
Estudos com animais mostram que dietas ricas em colesterol e ácidos graxos saturados elevam o colesterol sérico nos animais. Um excesso dietético acaba produzindo aterosclerose, um processo degenerativo que forma depósitos ricos em colesterol (placa) no revestimento interno das artérias médias e mais calibrosas, acarretando seu estreitamente e eventual fechamento. Estando o indivíduo sujeito a um ataque cardíaco, podendo ser seguido de morte.
Nos seres humanos, uma redução de ácidos graxos saturados e de colesterol em geral produz uma queda no colesterol sérico, apesar de, na maioria das pessoas, o efeito continuar sendo moderado. Porém, um aumento na ingestão dietética de ácidos graxos mono e poliinsaturados reduz o nível sanguíneo de colesterol.
Pesquisas mostram e indicam que a manutenção de hábitos positivos do estilo de vida, que incluem exercício regular e ingestão prudente de nutrientes, contribui favoravelmente para os perfis dos lipídios sanguíneos.
Conclui-se então, que colesterol tem que está dentro dos seus limites desejáveis (colesterol total < de 200 mg/dl) para desempenhar suas grandes e importantes funções no organismo e que o excesso do mesmo pode ocasionar doenças cardiovasculares, logo para manter o níveis favoráveis de colesterol as pessoas devem ter uma alimentação balanceada e controlada, praticar exercícios físicos e realizar exames médicos pelo menos uma vez ao ano.

Referência bibliográfica

 McARDLE, W.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

2 comentários:

  1. exelente, muito bom seu comentário, principalmente para pessoas como eu que tem o colesterol alto, valeu obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter gostado da postagem que fiz, espero ter ajudo com isso, mas uma coisa te digo, já que você tem colesterol alto procure se cuidar e seguir as dicas que deixei na conclusão do texto (último parágrafo) e sempre procure a ajuda de profissionais da área de saúde, como médico, educador físico e nutricionista.

      Mais uma vez obrigado pelo comentário.

      Excluir