sábado, 18 de janeiro de 2014

Leucopenia e Leucocitose


Leucopenia
A leucopenia não tem sintomas específicos, já que por si só não é uma doença, mas sim uma alteração laboratorial, vista no exame de sangue.
Em alguns casos, pode ser apenas uma variação normal relacionada à época da vida do indivíduo. Mas pode ser sinal de algum problema de saúde, e nesse caso, os sintomas serão aqueles da doença causadora.
A leucopenia é a redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Os glóbulos do sangue são formados na medula dos ossos e qualquer agente químico, fisico ou biológico que de alguma forma interfira nesta medula pode causar aumento e, geralmente, a diminuição destes glóbulos, ou seja, a leucopenia. Entre os agentes fisicos podemos citar as radiações ionizantes (Raios-X, raios Gama, etc), os quimicos (remédios e produtos no geral derivados de petróleo) serão detalhados abaixo e os biológicos são virus ou bactérias.
Na terceira idade a diminuição dos glóbulos brancos em geral está relacionada a infecções por vírus ou bactéria. A influência de determinados medicamentos e o câncer também são causas de leucopenia na terceira idade. Alguns medicamentos podem levar à leucopenia (antiarrítmicos, antibióticos, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos e cortisona), assim como substâncias usadas no tratamento do diabetes e na doença da tireóide, alguns diuréticos (hidroclorotiazida, por exemplo) e tranquilizantes. As drogas quimioterápicas também produzem leucopenia. O indivíduo passa a apresentar leucopenia, segundo aBiologia, quando apresenta menos de 4500 leucócitos por milímetro cúbico de sangue. Em infecções bacterianas graves pode haver aumento de glóbulos brancos ou leucocitose.
A leucopenia precisa ser investigada pelo médico que inicialmente solicitou o hemograma. Quando necessário, ele poderá encaminhar a algum especialista.
Leucocitose
A leucocitose é o aumento do número de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue. Pode ser causada pela presença de infecção no organismo, por situações como exercícios físicos, gestação ou por leucemias. Os leucócitos são responsáveis pela resposta do organismo a agentes causadores de doenças ou à situações de esforço físico e estressantes. São divididos em neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.​ O seu aumento no sangue, acima de 11.500 por milímetro cúbico de sangue, é considerado uma leucocitose. Porém, a sua causa depende de suas características e o do tipo leucócito aumentado.
Causada, na maioria das vezes, por início de combates a infecções ou por descontrole em divisões celulares. As leucocitoses fisiológicas ocorrem em resposta à um estresse agudo do organismo como no caso de exercícios físicos vigorosos, anestesia, menstruação e gravidez, as leucocitoses reativas ocorrem devido às infecções por bactérias, inflamações e em doenças que afetam o metabolismo do corpo e as leucocitoses patológicas ocorrem em doenças como leucemias, mieloides, linfoides e linfoma.
Não só a avaliação das características da leucocitose, como também o exame clínico do paciente podem orientar o médico para o diagnóstico correto. O clínico geral é o médico que pode realizar inicialmente o diagnóstico da leucocitose e orientar o seu tratamento ou o encaminhamento para outro especialista.
Referências 

Leucocitose. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leucocitose  

Leucopenia. Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leucopenia  

O que é leucocitose e quais são as causas?. Disponíevl em: http://medicoresponde.com.br/o-que-e-a-leucocitose-e-quais-sao-as-causas/ 

Quais os sintomas da leucopenia?. Disponível: http://medicoresponde.com.br/quais-os-sintomas-da-leucopenia/

10 comentários:

  1. Bom dia, Gostaria de saber qual o tipo de tratamento para essas doenças?????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um médico com entendimento na doença poderia lhe orientar melhor, não sei responder a sua pergunta.

      Excluir
  2. Me ajudou muito essa explicaçao.

    ResponderExcluir
  3. 12210 cel/mm3 e um resultado de leucocitose normal para uma mulher de 39 anos ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quantidade de leucócitos acima de 11.500 células por milímetro cúbico de sangue é considerado uma leucocitose, logo não é normal, independente da idade. Aconselho que procure um médico para se tratar!

      Excluir
  4. uma leucopenia pode passar a ser leucocitose em questao de dias .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso vai depender da reação do organismo, quem sabe a um agente invasor.
      Obrigado por comentar!

      Excluir