segunda-feira, 20 de abril de 2015

Efeitos do exercício aeróbio na pressão arterial


Estudos epidemiológicos têm revelado uma associação entre o baixo nível de atividade física e a presença de hipertensão arterial. Por outro lado, grandes ensaios clínicos aleatórios e metanálises têm confirmado que o exercício físico regular pode reduzir os níveis pressóricos.
Dessa forma, a partir dos “anos 1990”, diversas diretrizes passaram a recomendar a prática de atividade física como meio de prevenção e tratamento da hipertensão arterial.
Resultados recentes de uma metanálise realizada por Whelton et al. (2002), envolvendo 53 estudos clínicos controlados, mostraram que o exercício aeróbio regular leva a uma redução de 4,9 e 3,7 mmHg nos níveis de pressão sistólica e diastólica de repouso, respectivamente. Esta redução é ainda mais dramática em indivíduos de etnia negra e asiática que apresentam redução da pressão arterial sistólica em torno de 10,9 e 6,2 mmHg, respectivamente, e da pressão arterial diastólica em torno de 3,2 e 6,6 mmHg, respectivamente.

Observação: Indivíduos com hipertensão arterial devem procurar um médico antes de se submeter à prática de atividade física.

Referência


Whelton, S. P.; Chin, A.; Xin, X.; He, J. Effect of aerobic exercise on blood pressure: A metaanalysis of randomized, controlled trials. Ann Intern Med; 2002; 136: 493-503.


Um comentário: