sábado, 13 de fevereiro de 2016

Dislipidemia e Exercício Físico


A atividade física exerce uma ação favorável sobre o perfil lipídico, principalmente nos casos de hipertrigliceridemia, níveis diminuídos de lipoproteínas de alta densidade (HDL) e alterações nas subfrações da lipoproteína de baixa densidade (LDL) (LACOUR, 2001).
Triglicérides e HDL - Uma única sessão de exercício pode diminuir os níveis de triglicérides e aumentar os níveis de HDL de forma fugaz, desaparecendo o efeito num período em torno de dois dias. Isso ressalta a importância da realização regular de exercício físico no combate às dislipidemias. Programas de treinamento físico com um gasto calórico semanal de 1200 a 2200 kcal são suficientes para provocar um efeito favorável nos níveis de lipídeos séricos. Mesmo com mudanças mínimas no peso corporal, quanto maior o gasto calórico semanal, maiores os benefícios para a lipemia (concentração de lipídeos no sangue) (LACOUR, 2001).
LDL - O exercício não parece alterar os níveis plasmáticos de LDL total, mas provoca uma diminuição das partículas pequenas e densas de LDL e um aumento do seu tamanho médio. A carga de treinamento necessária para obter esse benefício equivale a um gasto calórico equivalente a 23 kcal/kg por semana, o que para uma pessoa com 75 kg equivaleria a um gasto semanal de 1700 kcal. A mudança nas partículas do LDL provocada pelo exercício é independente de alterações nos valores do LDL total (Piepoli et al., 1996).

Referências

Lacour JR. Lipid metabolism and exercise. Rev Prat. 2001. Ano 51. p. 36-41.


Piepoli M, Clark AL, Volterrani M, Adamopoulos S, Sleight P, Coats AJ. Contribution of muscle afferents to the hemodynamic, autonomic, and ventilatory responses to exercise in patients with chronic heart failure: effects of physical training. Circulation. 1996. Ano 93. p. 940-52.


Nenhum comentário:

Postar um comentário