sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Musculação pode queimar calorias por até 48h depois do exercício


O mundo fitness é cercado por uma série de mitos e verdades. Uma das questões mais polêmicas envolve o gasto calórico da musculação. Afinal, musculação queima calorias tanto quanto outras atividades ou não? Os exercícios com repetições, além de resultarem no ganho de massa muscular, emagrecem, sim.
É possível perder de 300 a 500 calorias em uma hora de musculação, como garante Guto Tomé, educador físico e proprietário da academia Fitsport, em São Paulo. E a queima de calorias após o exercício intenso pode se estender por 24 ou 48 horas.
Segundo Guto Tomé, o treino mais famoso para emagrecer com musculação se chama treino metabólico. É uma mistura entre vários exercícios, tanto de força quanto de cardio. Dependendo do treino de musculação, o aluno chega a perder de 300 a 500 calorias em uma hora.
Associado ao alto gasto calórico, já que une a redução de gordura corporal ao ganho de massa muscular e força, o treino metabólico se utiliza de intensidade alta, intervalos curtos e traz resultados rápidos, mas que nem sempre perduram. Os intervalos curtos provocam uma acidose maior, fazendo com que o organismo trabalhe mais para voltar ao seu estado habitual.
Gustavo Barquilha, fisiologista e preparador físico da Integral Médica, lembra que o aumento de massa muscular é outro motivo que prova que musculação queima calorias. Quanto mais massa muscular no corpo de uma pessoa, maior é seu gasto calórico.
A principal vantagem da musculação é que ela produz a queima de gordura e gera a manutenção da massa magra. Isso previne lesões e dá qualidade aos músculos. Quanto mais intenso é o treino da musculação, maior é o tempo em que a pessoa queima calorias, como explica Gustavo Barquilha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário