domingo, 16 de outubro de 2011

Breve introdução sobre os micronutrientes

A regulação efetiva de todos os processos metabólicos requer uma mistura delicada de nutrientes alimentares no meio aquoso da célula. De significado especial na mistura metabólica são os micronutrientes (vitaminas e minerais) que desempenham papéis altamente específicos no sentido de facilitar a transferência de energia e a síntese de tecidos.
Nós obtemos esses nutrientes ao consumir refeições bem balanceadas. Com uma nutrição apropriada proporcionada por uma ampla variedade de fontes alimentares, a pessoa fisicamente ativa ou atleta competitivo não precisa consumir suplementos vitamínicos e minerais; em geral, essas práticas se revelam fisiológica e economicamente dispendiosas. Ainda mais, o consumo em excesso de alguns micronutrientes constitui um risco significativo para a saúde.

Referência bibliográfica

McARDLE, W.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

Breve introdução sobre os macronutrientes

Os nutrientes carboidratos, proteínas e lipídeos proporcionam a energia necessária para preservar as funções corporais durante o repouso e a atividade física. Além de seu papel como combustível biológico, esses nutrientes, denominados macronutrientes, mantêm a integridade funcional e estrutural do organismo.
Todos esses nutrientes contêm carbono. Os átomos de carbono compartilham facilmente ligações químicas com outros átomos de carbono e com átomos de outros elementos químicos para formar grandes moléculas com cadeias de carbono. Os átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio representam as unidades estruturais para a construção dos macronutrientes.
As combinações específicas de carbono com hidrogênio e oxigênio formam os carboidratos e os lipídeos. As proteínas são formadas quando combinações de carbono, oxigênio e hidrogênio se unem com nitrogênio e minerais.

Referência bibliográfica

McARDLE, W.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.


Nutrição: a base para o desempenho humano

Uma nutrição apropriada constitui o alicerce para o desempenho físico; proporciona o combustível para o trabalho biológico e as substâncias químicas para extrair e utilizar a energia potencial existente dentro desse combustível. Os nutrientes dos alimentos proporcionam também os elementos essenciais para reparar as células existentes e para sintetizar novos tecidos.
Como os nutrientes (carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais) proporcionam energia e regulam os processos fisiológicos associados ao exercício físico, muitos indivíduos relacionam o desempenho atlético com base nas modificações dietéticas. Muitas vezes, o “fracasso” dos indivíduos durante uma prática esportiva ou treinamento esportivo é em virtude de práticas nutricionais inadequadas, contraproducentes e, às vezes, prejudiciais à saúde; por isso torna-se necessária uma intervenção nutricional adequada e coerente para a prática de alguma atividade física.
Com isso, a nutrição pode afetar o desempenho das pessoas durante a prática de exercício físico, melhorando-o e contribuindo positivamente.



Referência bibliográfica

McARDLE, W.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.