terça-feira, 30 de junho de 2015

Relação treinamento de força, anti-inflamatório e hipertrofia muscular


Muitas pessoas depois que treinam musculação sentem algumas dores, que são essenciais para o processo de adaptação muscular quando está realizando um novo exercício ou aumentando a carga, mas muitas pessoas por não "suportarem" as dores ingerem anti-inflamatórios. Mas eis as perguntas, isso é bom ou é ruim? Isso interfere na recuperação muscular ou não? Prejudica o processo de hipertrofia muscular? Vejam as respostas a seguir, no decorrer do texto. 
O treinamento de força (seja na musculação ou no crossfit) é um potente estimulador da hipertrofia muscular. As células satélites são essenciais para as adaptações fisiológicas durante o processo de hipertrofia e para regeneração muscular após uma lesão ou micro lesão. Diversos estudos tem demonstrado o papel do treinamento de força em aumentar o número de células satélites. 
No entanto, após uma sessão de treinamento de força pode ocorrer dores musculares de início tardio e muitos atletas têm utilizado os anti-inflamatórios não esteroides (ex. aspirina e Diclofenaco) para o tratamento da inflamação, dor e edema muscular. 
Interessantemente, Mikkelsen et al., (2009) demonstraram que antes, durante e após uma sessão de treinamento de força excêntrico a utilização dos anti-inflamatórios não foi capaz de aumentar o número de células satélites, enquanto o treinamento realizado sem a utilização do anti-inflamatórios foi capaz de aumentar em 96% o número de células satélites. 
Portanto, apesar dos anti-inflamatórios não esteroides diminuírem a inflamação, dor e edema muscular, ele pode atuar negativamente no processo de reparo e hipertrofia muscular.


Referências Bibliográficas

Mikkelsen, U.R., Schjerling, P., Helmark, I.C.(2009) Local NSAID infusion does not affect protein synthesis and gene expression in human muscle after eccentric exercise. Scand J Med Sci Sports 21: pp. 630-44

MIKKELSEN, U. R. et al. Local NSAID infusion inhibits satellite cell proliferation in human skeletal muscle after eccentric exercise. Journal of applied physiology, v. 107, n. 5, p. 1600-1611, 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário