sábado, 22 de agosto de 2015

Efeitos da adição de 1 série até a exaustão com 20% da carga antes de um programa tradicional de musculação


Estudo publicado em julho de 2015 no European Journal of Applied Physiology teve como objetivo examinar os efeitos da adição de 1 série até a exaustão com 20% da carga antes de um programa tradicional de musculação. Para isso 27 homens, com média de idade entre 18 a 25 anos, saudáveis, foram divididos em 3 grupos experimentais: Controle; Musculação tradicional e Adição de 1 série até exaustão com 20% da carga.
Os voluntários realizaram teste de 1RM, resistência muscular localizada e ressonância magnética antes e após 8 semanas de um programa de treinamento na cadeira extensora. Tanto o grupo tradicional, quanto o grupo adição de série até a exaustão, passaram pelo programa de 2 dias na semana, 3 séries de 8 a 12 repetições a 75% de 1RM. A diferença foi apenas a inclusão de 1 série com 20% da carga até a exaustão em um dos grupos.
Após 8 semanas, o grupo que teve a inclusão da série até a falha apresentou maiores aumentos de força (∆%: +44,2 contra +26,6), área da secção transversa (∆%: +20,8 contra +11,8) e resistência muscular (∆%: +36,9 contra +20,2), comparado ao grupo tradicional. Os autores sugerem que a inclusão de 1 série até a exaustão com 20% da carga antes do treino de hipertrofia tradicional pode ser uma estratégia adequada para a indução de efeitos benéficos adicionais na força, hipertrofia e resistência dos quadríceps em homens jovens. 
Talvez esta estratégia de treinamento seja boa para outros exercícios e outros grupos musculares, porém mais estudos são necessários com mais exercícios, para outros grupos musculares e com intensidades, volumes e sistemas de treino diferentes.
Antes da prática de exercícios físicos procure um professor formado e especialista no assunto antes de aplicá-lo.

Referência

Aguiar AF, Buzzachera CF, Pereira RM, Sanches VC, Januário RB, da Silva RA, Rabelo LM, de Oliveira Gil AW. A single set of exhaustive exercise before resistance training improves muscular performance in young men. Eur J Appl Physiol. 2015 Jul;115(7):1589-99


Nenhum comentário:

Postar um comentário