segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Exercícios para um Emagrecimento Saudável



As pessoas se exercitam regularmente para melhorar o condicionamento físico, diminuir o estresse, evitar o aparecimento de doenças decorrentes do sedentarismo, melhorar a desempenho no(s) esporte(s) que praticam ou, no caso de muitos, para diminuir a quantidade de gordura corporal.
Tal diminuição - além de beneficiar a saúde - ajuda a melhorar a aparência física, pois os músculos se tornam mais visíveis quando ocorre a redução da gordura subcutânea. O emagrecimento saudável é resultado da diminuição de gordura e não de perda de liquido. Muito menos de massa muscular. Não se trata simplesmente da diminuição do peso corporal.
Os estudos mostram a relação saudável entre a porcentagem de gordura e a massa muscular recomendada, tanto para homens como mulheres.
É muito comum ver exageros como, por exemplo, a adoção de uma estratégia única na busca da redução do peso corporal. Fatalmente isso vai acontecer por meio de uma dieta restritiva e radical ou da prática excessiva e compulsiva do exercício físico. Ambas as condutas - sob o ponto de vista fisiológico - são inadequadas, contrariam o que a Ciência recomenda.
Mas será que existe uma combinação adequada para o processo de emagrecimento? Sim, existe. Nutrição adequada e atividade física diária são componentes-chave de um programa de controle de peso. O princípio básico subjacente dos programas de perda de peso (os seguros e eficazes) é que o peso pode ser perdido apenas por meio do equilíbrio negativo de energia – aquele produzido quando o gasto calórico excede a ingestão calórica. A maneira mais eficaz de criar um déficit calórico é combinar dieta (restrição de ingesta calórica) e exercício (aumento de gasto calórico).
Acompanhe a seguir algumas considerações sobre exercício e emagrecimento:

>> Uma das principais causas da obesidade é a falta de atividade física e não somente a superalimentação;
>> Para perda de peso de gordura, o exercício aeróbio deve ser diário. Exercícios realizados na esteira e na bicicleta são excelentes alternativas;
>> O treinamento de exercício de força é excelente para conservar a massa livre de gordura e para perder peso. Pesos, bandas elásticas, halteres, propiciam bons resultados;
>> Para perder peso, o exercício ajuda a criar um déficit calórico pelo aumento do gasto calórico;
>> O exercício, combinado com a dieta, maximiza a perda de gordura e minimiza a perda de tecido magro;
>> Comparado à gordura, o tecido muscular é mais ativo metabolicamente e usa mais calorias em repouso;
>> A TMR (taxa metabólica em repouso) permanece elevada 30 min ou mais após exercícios vigorosos;
>> Em determinada frequência cardíaca, o indivíduo que tem melhor condicionamento físico gasta mais calorias e mais rápido do que o indivíduo menos condicionado;
>> Exercício não aumenta o apetite;
>> Exercícios localizados não mobilizam preferencialmente a gordura subcutânea armazenada perto dos músculos exercitados, a perda de gordura é geral.

Fonte: Phorte Tv. Pelo Prof. Dr. Mauro Guisellini


Nenhum comentário:

Postar um comentário