terça-feira, 1 de setembro de 2015

Diferença entre a Musculação e o Treinamento Funcional


Quem busca atividade física para ficar em forma e manter a saúde pode ficar na dúvida se opta pela as aulas de musculação ou treino funcional. Apesar de ambas as atividades trabalharem o corpo, cada uma delas tem um objetivo diferente.
De acordo com o André Cano Fernandez, especialista em treinamento funcional do Fit Body Pilates Spa & Estética, a escolha vai depender do propósito do aluno. “Quem pretende melhorar a força, resistência pode optar pela musculação. Os exercícios trabalham vários grupos musculares de forma (quase) isolada com mais facilidade promovendo diversos benefícios para a saúde. A musculação é muito eficiente para a hipertrofia”, afirma.
Já o treinamento funcional e baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. Por isso, virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais na academia. “Além disso, no treino funcional são utilizados acessórios diferentes da musculação. Na musculação usamos os aparelhos para exercitar o abdômen, pernas, braços, glúteos. No treino funcional os acessórios são cordas, bolas, elásticos, cones, hastes e discos”, explica André Fernandez.

Qual escolher?

Se você ainda está na dúvida, veja algumas diferenças entre as técnicas:

Musculação

Na musculação, os programas são estruturados a partir da repetição de movimentos, que trabalham determinadas musculaturas (quase) isoladamente. Os benefícios e resultados se diferenciam, embora tratemos de programas de condicionamento físico. A atividade é recomendada para hipertrofia muscular e ganho de força. A vantagem é que a musculação pode trabalhar os grupos musculares de forma (quase) isolada e a desvantagem é que pode ser uma atividade monótona.

Treino Funcional

No caso do treinamento funcional há um maior benefício nos aspectos relacionados à resistência, melhora do condicionamento cardiovascular, além de trazer alguns benefícios para os praticantes, como a melhora da disposição física e mental, agilidade que se transferirá para as diversas necessidades da vida diária. As principais vantagens é que o treino funcional trabalha o corpo inteiro e é mais dinâmico e divertido e a desvantagem é que se não forem tomados os devidos cuidados pode causar lesões.


Matéria publicada no site Segs

Nenhum comentário:

Postar um comentário