quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Treinamento e gasto calórico


Queimar muitas calorias é o desejo de todos mas poucos são os que podem se submeter ao alto gasto energético. 
“Vamos queimar muitas calorias no treino de hoje” é uma frase muito popular entre os praticantes de exercício físico. Em busca de tal resultado, eles procuram por aquelas aulas que prometem alto gasto calórico e a eliminação de centenas de calorias em pouquíssimo tempo. 
Em função dessa compulsão por queimar calorias, observamos – na prática – que muitas promessas de aulas com alto gasto calórico – sob o ponto de vista fisiológico – não estão em consonância com o que a Ciência diz.
Estimar o gasto energético requer alguns procedimentos (muitos realizados em laboratórios), com equipamentos sofisticados, mas você pode – de forma simples – conseguir tal previsão considerando alguns parâmetros. 
O fisiologista americano Brian Sherkey – especialista em Condicionamento Físico e Saúde – oferece uma orientação bem interessante para que você possa estimar corretamente quantas calorias serão gastas em determinada atividade que pratica. 
É importante partimos de algumas premissas fundamentais. O seu gasto de energia depende do tamanho do seu corpo. Quanto maior o seu peso corporal, maior o gasto calórico e – sem dúvida – uma quantidade maior de músculos também influencia no processo. Outra variável é a frequência cardíaca, que irá determinar a intensidade do treino. 
Acompanhe a seguir informações importantes para que você consiga estimar o gasto de calorias durante um determinando exercício: 

- Uma atividade leve, com uma frequência cardíaca em torno de 110 a 120 batimentos por minuto, promove gasto aproximado de 5kcal/min. 

- Uma atividade moderada, com uma frequência cardíaca em torno de 120 a 150 batimentospor minuto, promove gasto aproximado de 5 a 10 kcal/min. 

- Uma atividade intensa, com uma frequência cardíaca em torno de 150 batimentos por minuto, promove gasto acima de 10 kcal/min. 

Se você conseguir realizar uma atividade que estimule sua frequência cárdica a atingir valores em torno de 175/180 kcal, seu gasto calórico será em torno de 15/kcal/min! 
Estes valores são estimados para uma pessoa com peso corporal de 70 kg. Se você pesa 63 kg, por exemplo, diminua 10% do cálculo. 
Com esses cálculos você pode estimar quantas calorias vai gastar e, assim, evitar ilusões com falsas promessas de “aulas com altíssimo gasto”. 
Tenha sempre em mente: apenas pessoas muito bem treinadas suportam treinos com alto gasto calórico. Logo, essas sessões não são recomendadas para a grande maioria das pessoas comuns. E por um motivo bastante simples: não é todo mundo que apresenta índices altos de resistência cardiorrespiratória, força muscular, mobilidade e estabilidade. 
Então, muito cuidado ao praticar treinamentos intensos! Os riscos de lesões são grandes. 

Texto publicado na Phorte TV por Mauro Guiselini - Prof. Dr. em Motricidade Humana


Nenhum comentário:

Postar um comentário