terça-feira, 6 de setembro de 2016

TPM - Tensão Pré-Menstrual


A TPM ou Tensão pré-menstrual é o período cíclico que precede a menstruação. Em algumas mulheres, a TPM é interrompida somente com o fim do fluxo. A principal causa da TPM é a alteração hormonal feminina durante o período menstrual. É importante ressaltar que essa tensão acompanha a menstruação normal da mulher, ou seja, a TPM é normal.
Os sintomas na TPM podem ser físicos ou emocionais causando desconforto na mulher, geralmente desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual.  Já foram identificados aproximadamente 150 sintomas durante a TPM. Vejamos a seguir alguns dos principais sintomas físicos e emocionais da TPM.

>> Sintomas Emocionais: Depressão; Vontade de chorar; Irritabilidade; Ansiedade; Insônia; Fome em excesso ou falta de apetite; Sonolência; Dificuldade de concentração; Cansaço; Etc.

>> Sintomas Físicos: Dor de cabeça; Acne; Aumento de peso; Inchaço nas mamas; Dores osteomusculares; Distensão gasosa; Dores lombares; Etc.

Mas a TPM, por mais normal que seja, pode atrapalhar a vida pessoal e profissional de diversas mulheres por todo o mundo em todos os meses e essa tensão é gerada por alterações hormonais que antecedem a menstruação.
Sintomas altamente intensos (exagerados) e de difícil convivência a mulher deve procurar ajuda médica (ginecologista), em alguns casos ajuda de um(a) Psicólogo(a) ou Psiquiatra. Neste caso, os médicos podem ser receitar medicamentos para controlar os devidos sintomas.
A participação e o apoio do marido (isso vale para o noivo ou namorado) são fundamentais nesse momento e o mesmo deve ajudar a esposa (noiva ou namorada), oferecendo total apoio a ela.
Há formas de contornar a TPM, mas como fazer isso? Para amenizar os sintomas da TPM, sugerem-se as seguintes dicas:

>> Realize atividades que proporcionem bem-estar, como passear no parque;
>> Faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar, jogar tênis, musculação realizada levemente etc. Isso ajuda a reduzir a tensão e a melhorar a autoestima;
>> Evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;
>> Procure cuidar de seu corpo, mesmo que você não vá sair de casa. Isso também ajuda a elevar a sua autoestima;
>> Afaste os pensamentos negativos, procure ser otimista e mentalize coisas boas;
>> Procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes;
>> Diminua o sal. Ele ajuda a desencadear os inchaços (sintoma normal da TPM), pois contribui na retenção de líquidos;
>> Redobre os cuidados com a pele. O aumento de oleosidade da pele e surgimento de acnes está relacionado com esse período. Mantenha a pele sempre limpa;
>> Evite o consumo excessivo de carboidratos e açúcares, como doces e chocolates. Pois provocam aumento de peso.

Referências

TPM - Tensão pré-menstrual. Disponível em: http://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/tpm/
Tensão pré-menstrual. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/mulher-2/tensao-pre-menstrual-2/
KRAUSE, W. Exercício Físico e Gravidez. Aula do Curso de Pós-graduação Lato Sensu de Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais. UGF/UNESA. Recife. 2014.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário