terça-feira, 2 de agosto de 2011

Força, resistência aeróbia, agilidade e velocidade no futebol

     Muitas modalidades esportivas exigem que os jogadores façam um treinamento, o qual seja combinado força, resistência aeróbia, velocidade e agilidade, pois a manipulação dos quatro é essencial para a obtenção de uma máxima performance do rendimento nos jogos e nas competições5,8. Logo, o futebol é um exemplo típico de esporte que requer uma alta exigência física, pois os jogadores estão sempre em constantes movimentos, com ou sem a posse de bola, necessitando assim de treinos que tenham a combinação destes quatro tipos citados1,2,3,4,6.
     Mais de 70% dos movimentos no futebol se caracterizam pelos fatores força e velocidade7. Pois o aumento da força, juntos com os treinos de velocidade e de agilidade, tornam os atletas mais rápido e ágil em seus movimentos8.
     Muitos treinadores se preocupam quando o assunto está relacionado com o treinamento de força, porém a evolução científica revelou grandes qualidades deste método aplicado em jogadores de futebol, e um bom exemplo disso encontramos nas equipes de futebol das mais poderosas competições européias, onde esse tipo de treinamento é comum e produz ótimos resultados9.
     Os treinos de resistência aeróbia são de grande valia para a performance dos jogadores de futebol, porém se ligados à capacidade de aceleração (velocidade + agilidade) dos atletas, estes treinos acabam sendo dependentes dos treinos de força muscular4, logo a combinação dos quatro treinos poderá ocasionar, como foi mencionado anteriormente, um bom rendimento nas partidas.

Referências Bibliográficas

1. CUNHA, S. A.; BINOTTO, M. R.; BARROS, R. M. L. Análise da variabilidade na medição de posicionamento tático no futebol. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, v.15, n.2, jul./dez. 2001. p. 111-116.
2. BALIKIAN, P. et. al. Consumo máximo de oxigênio e limiar anaeróbio de jogadores de futebol: comparação entre as diferentes posições. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v.8, n.2, mar./abr. 2002. p.32-36.
3. DA SILVA, A. S. R. et. al. Comparação entre métodos invasivos e não invasivo de determinação da capacidade aeróbia em futebolistas profissionais. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v.11, n.4, jul/ago. 2005. p.233-237.
4. REBELO, A. N.; OLIVEIRA, J. Relação entre a velocidade, a agilidade e a potência muscular de futebolistas profissionais. Rev. Port. Cien. desp. v.6, n.3. p.324-348.
5. PAULO, A. C.; SOUZA, E. O.; LAURENTINO, G.; UGRINOWITSCH, C.; TRICOLI, V. Efeito do treinamento concorrente no desenvolvimento da força motora e da resistência aeróbia. Revista Mackenzie de Educação física e Esporte. São Paulo, v.4, n.4, 2005. p.145-154.
6. GODIK, M. A. Atividade competitiva dos futebolistas. In: FUTEBOL: preparação dos futebolistas de alto nível. Rio de Janeiro: Grupo Palestra Sport, 1996. p.13-46.
7. GOMES, A. C.; SILVA, S. G. da. Preparação física no futebol: caracterização das cargas de treinamento. In: SILVA, F. M. Treinamento desportivo: aplicações e implicações. João Pessoa: UFPB, 2002. p.27-35.
8. BOMPA, T. O. Treinando atletas de desporto coletivo. São Paulo: Phorte, 2005.
9. CAPPA, D. F. El entrenamiento de fuerza a favor o em contra del fútbol. Publice Standard. 2001. Pid: 52.

Nenhum comentário:

Postar um comentário