segunda-feira, 24 de junho de 2013

Respiração no treinamento físico

Muitos querem saber qual a forma mais correta para respirar durante o treino físico, mas será que existe apenas a forma correta ou existem outras formas? Veremos adiante.
Existem vários tipos de respiração quando se está praticando algum exercício físico, dentre estes tipos de respiração estão1:

Contínua: quando o indivíduo respira livremente1.

Ativa: quando o indivíduo inspira na fase concêntrica do exercício e expira na fase excêntrica do exercício1.

Passiva: quando o indivíduo expira na fase concêntrica e inspira na fase excêntrica do exercício1.

Bloqueada: quando o indivíduo inspira e realiza as duas fases do exercício (concêntrica e excêntrica) e expira no final do movimento1.

Combinada: o indivíduo realiza uma respiração dos três primeiros tipos, mas nas repetições mais difíceis (as últimas repetições do exercício) o mesmo bloqueia a respiração2.

No treinamento de força e/ou funcional o indivíduo utiliza normalmente os três primeiros tipos1. As duas últimas podem até serem realizadas por atletas de alto rendimento ou indivíduos saudáveis, mas se deve tomar cuidado com pessoas com problemas cardiovasculares, principalmente pessoas hipertensas para não haver aumento exorbitante da pressão arterial.
Sempre que tiverem alguma dúvida sobre como realizar corretamente a respiração durante a prática de exercícios físicos, principalmente de força, sempre peçam ajuda e orientação a um profissional graduado em Educação Física. Fica a dica!
           
Referência Bibliográfica

1. BOSSI, L. C. Treinamento funcional na musculação. São Paulo: Phorte, 2011.

2. SANTARÉ, M. J. M. Musculação: princípios atualizados, fisiologia, treinamento, nutrição. São Paulo: Fitness Brasil, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário