quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tipos de contrações musculares




O músculo esquelético tem como ações exercer tensões diferenciadas em uma imposição de resistência externa1, são elas:

Concêntrica: é a ação em que o músculo se encurta, isto é, quando um peso está sendo levantado, havendo um encurtamento muscular; só ocorre quando a resistência é menor que a força2,3.

Excêntrica: é o tipo de ação na qual os músculos sustentam a força da gravidade alongando o músculo trabalhado, isto é, quando um peso está sendo abaixado de maneira controlada, havendo um alongamento muscular; essa tensão pode ocorrer por causa da resistência ser maior que a força, ou pelo retorno do movimento em que o músculo trabalhado cede a ação para uma nova força concêntrica2,3.

Isométrica: a ação acontece por não haver encurtamento ou alongamento do músculo, isto é, quando um músculo é ativado e desenvolve força, mas nenhum movimento visível ocorre na articulação (p. ex., quando tentamos empurrar uma parede); a resistência e a força se igualam, por essa tensão ser maior do que a concêntrica e excêntrica2,3.

Isocinética: é realizada por meio de uma ação com velocidade e força constante em toda amplitude articular4, difícil identificá-la numa simples sessão de treino, mas com equipamentos apropriados e qualificados, principalmente para estudos e pesquisas, podemos identificá-la.

Referência bibliográficas

1. IDE, B. N.; LOPES, C. R. Fundamentos do treinamento de força, potência e hipertrofia nos esportes. São Paulo: Phorte, 2008.

2. BOSSI, L. C. Treinamento funcional na musculação. São Paulo: Phorte, 2011.

3. FLECK, S. J.; KRAEMER, W. J. Fundamentos do treinamento de força muscular. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

4. BOSSI, L. C. Ensinando musculação. 3. ed. São Paulo: Ícone, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário