terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O consumo excessivo de açúcar pode diminuir a testosterona


Que açúcar em excesso não é saudável, todo mundo sabe disso. Agora ele também pode ser o culpado pela diminuição da testosterona e consequentemente pode ocasiona a perda de massa muscular.
Um estudo realizado por Caronia e colaboradores (2012) descobriu que homens com níveis saudáveis de insulina tiveram uma queda temporária de 25% na testosterona após ingerir uma bebida rica em açúcar. A testosterona se manteve baixa por 2 horas e cerca de 80% dos envolvidos tiveram os níveis de testosterona reduzidos a um nível que seria considerado até como problema clínico.
Neste caso entende-se que a queda na testosterona é apenas temporária e teve-se todo um controle pelos pesquisadores para não agredir a saúde dos voluntários, mas você sendo uma pessoa qualquer sem ninguém o acompanhando diariamente e consumindo açúcar várias vezes ao dia, estará causando uma queda de testosterona muito mais longa e contínua, provavelmente ficando o dia todo com os níveis mais baixos que o normal, isso o prejudicará cronicamente. Sendo que muitas pessoas incluem o açúcar em quase ou todas as refeições: refrigerantes, sucos, biscoitos, sobremesas, o uso do próprio açúcar refinado em bebidas e outros alimentos, etc.
A testosterona tem um papel chave no ganho de massa muscular e quaisquer mudanças nos níveis deste hormônio irão impactar diretamente os seus resultados. Pessoas atletas ou fisicamente ativas (como você e eu), não podem se dar ao luxo de perder testosterona e acredito que você só tem a ganhar ao evitar o excesso de açúcar, não só pela testosterona, mas pela lista enorme de outros malefícios que esta substância pode causar, como diabetes e obesidade.
Reveja sua alimentação, pratique atividade física regularmente e faça exames clínicos ou check-ups periodicamente, ao menos uma vez ano. Fica a dica!

Referência Bibliográfica

Caronia, L.; Dwyer, A. et al. Abrupt Decrease in Serum Testosterone After an Oral Glucose Load in Men. Clinical Endocrinology. July 2012. Published Ahead of Print.


Nenhum comentário:

Postar um comentário