segunda-feira, 23 de março de 2015

Circulação Pulmonar e Circulação Sistêmica


A circulação pulmonar ou pequena circulação leva o sangue do coração (ventrículo direito) para os pulmões transportando sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono. Nos pulmões, o sangue faz a troca gasosa, liberando o dióxido de carbono e recebendo o oxigênio, o sangue volta ao lado esquerdo do coração (átrio esquerdo) para depois ir ao ventrículo esquerdo e começar a circulação sistêmica.
A circulação sistêmica ou grande circulação, como o próprio nome diz, é maior circulação do corpo, pois transporta sangue arterial (rico em oxigênio) do coração (ventrículo esquerdo) para o resto do corpo, e retorna o sangue pobre em oxigênio de volta para o coração (átrio direito). A circulação sistêmica é, em termos de distância, muito mais longa do que a circulação pulmonar, pois transporta o sangue para todas as partes do corpo.

Referência

NAVARRO, F. Apostila de Fisiologia do Sistema Cardiovascular. Pós-graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercício – Prescrição do Exercício. UGF, Rio de Janeiro, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário