sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Contribuições dos exercícios físicos para o sistema cardiovascular

 

A atividade física funciona como um estímulo para vários sistemas do corpo, especialmente o nervoso, cardiovascular, endócrino e respiratório. Isto promove adaptações que variam com o tipo, duração e intensidade do exercício, com o objetivo de promover o aumento do metabolismo muscular.
O exercício físico provoca uma série de respostas fisiológicas, resultantes de adaptações autonômicas e hemodinâmicas que vão influenciar o sistema cardiovascular. Diversos estudos demonstraram o seu efeito benéfico sobre a pressão arterial. Sendo a hipertensão arterial sistêmica uma entidade de alta prevalência e elevada morbilidade e mortalidade na população, o exercício físico tem importante papel como elemento não medicamentoso para o seu controle ou como coadjuvante ao tratamento farmacológico.
Já se sabe que exercícios físicos regulares estão associados a uma considerável redução no risco de ataque cardíaco, derrame e outros eventos cardiovasculares. Porém, ainda não estavam claras, até agora, as razões desse efeito protetor. Uma pesquisa com mais de 27 mil mulheres, publicada na revista “Circulation”, tentou desvendar essa relação. Segundo o artigo, os efeitos benéficos dos exercícios são responsáveis por cerca de 60% da saúde cardíaca. E o papel da atividade física na regulação de biomarcadores que influenciam a função dos vasos sangüíneos e a inflamação das artérias (fibrinogênio, proteína C-reativa e molécula de adesão intercelular) teve a maior contribuição na redução do risco cardíaco (33%), seguido pela diminuição da pressão sangüínea pelos exercícios (27%) e dos efeitos favoráveis da atividade física na gordura corporal (15%).
O nível de condicionamento físico determina a eficiência com que o sistema cardiovascular fornece oxigênio à medida que ocorre o aumento da atividade muscular, possibilitando o uso de mais energia com uma freqüência cardíaca menor, além de aumentar o número de mitocôndrias e os níveis de enzimas envolvidas na síntese aeróbia de ATP. Este é um processo de adaptação às demandas do exercício físico, de modo que mais energia torne-se disponível para o trabalho com menos fadiga.


Referências Bibliográficas

Estudo mostra como exercícios físicos reduzem risco cardiovascular. Disponível em:<http://blogboasaude.zip.net/arch2007-10-21_2007-10-27.html>. Acesso em: 30 mar. 2008.

AGUILAR-SILVA, R. H.; CINTRA, B. B.; MILANIi, S., MORAES, T. P., TSUJI, H. Estado antioxidante do sangue como indicador da eficiência do treinamento em nadadores. Revista Brasileirade Ciência e Movimento. Brasília, v.10, n. 3, p. 07-11, jul. 2002.

Exercícios físicos como medida terapêutica na hipertensão arterial: efeitos agudos e crônicos. Disponível em: <http://www.oboulo.com/exercicios-fisicos-como-medida-terapeutica-na-hipertensao-arterial-efeitos-agudos-34618.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário