sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Percepção Subjetiva do Esforço – Escala de Borg

A tabela abaixo facilita a compreensão da alteração da freqüência cardíaca através da própria percepção corporal, durante a prática de atividades físicas. Ela pode ser utilizada para qualquer atividade aeróbia, sendo recomendada como uma opção prática na observação da intensidade de esforço.
Os números de 6-20 são baseados na freqüência cardíaca de 60-200 batimentos por minuto. Sendo que o número 12 corresponde a aproximadamente 55% e o 16 a 85% da frequência cardíaca máxima.

Durante a prática de exercícios aeróbios a frequência cardíaca tende a subir e o maior temor das pessoas é passar dos limites máximos suportados pelo coração. Foi pensando nisso que Borg e Noble em 1974, desenvolveram esta tabela, relacionando o cansaço durante o exercício com o aumento da frequência cardíaca, tornando fácil o controle da intensidade nos exercícios.
Geralmente, quando as pessoas são sedentárias e inexperientes não têm muita noção do que seja um exercício fácil, exaustivo etc., elas acham que tudo está cansativo. É muito difícil no início identificarem esta diferença, mas com o tempo e a prática vão estabelecendo uma sensação adequada para cada um deles.
Para as pessoas sentirem que o exercício aeróbio está dentro de uma intensidade segura e ao mesmo tempo estão adquirindo os efeitos positivos do mesmo, elas necessitam manter-se dentro da seguinte faixa, 12-16.
Se as pessoas sentirem que o exercício está ficando muito cansativo, deve-se diminuir a velocidade e/ou a intensidade de esforço no exercício e se por outro lado, sentirem que está relativamente fácil, é sinal que se deve acelerar mais e/ou intensificar mais a qualidade de esforço, se quiserem obter os benefícios da atividade.
É importante lembrar que este teste não tem a pretensão de ser infalível por se tratar de uma medida subjetiva. Existem métodos mais precisos de se monitorar a frequência cardíaca como aparelhagens do tipo frequencímetros e métodos manuais.

Referência Bibliográfica

BORG; Noble. Monitorando a Intensidade do Exercício: Percepção Subjetiva do Esforço – Escala de Borg. 1974. Disponível em: <http://www.cdof.com.br/avalia5.htm>.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário