sexta-feira, 15 de novembro de 2013

EPOC



O EPOC, sigla derivada de sua designação em inglês: Excess Post-exercise Oxygen Consumption, literalmente, é o excesso do consumo de oxigênio após o exercício. Esse consumo excessivo é proporcional à intensidade da frequência cardíaca e à duração do exercício. Os fatores ambientais influem sobre esse consumo de oxigênio.
O EPOC é uma conseqüência da elevação do metabolismo na prática de atividade física. Esse metabolismo se mantém elevado algum tempo após o fim do exercício, consumindo por isso mais energia do que se estivesse totalmente em repouso. O débito de oxigênio (EPOC) equivale ao consumo de O2, após o exercício, acima dos valores de repouso.
Quando fazemos atividades físicas numa grande intensidade o stress imposto ao organismo faz com que ele aumente seu consumo de oxigênio para se recuperar, por isso é que gastamos mais calorias. A cada litro de oxigênio consumido gastamos 5 kcal, e quanto maior o esforço maior o gasto.
O EPOC pode durar até 48 horas após o exercício se o esforço for elevado ou se o trabalho for de caráter muscular moderado/intenso, e com isso aumentar o seu gasto em mais 15% no repouso, ou seja, parado você continua a gastar calorias.
O metabolismo (consumo de oxigênio) permanece elevado por vários minutos, isto depende principalmente da intensidade do exercício.
Fatores que contribuem para o EPOC são: excesso de O2 pós-exercício: ressíntese de creatina fosfato no músculo, remoção de lactato, restauração dos estoques de oxigênio nos músculos e no sangue, hormônios elevados.

 

2 comentários:

  1. Ótimo trabalho, nobre! Textos elucidativos e bem explicados. Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luciano pelo apoio e por ter gostado do meu blog. Abraços!

      Excluir