O
brinquedo e o ato de brincar são fundamentais porque contribuem para o
desenvolvimento da imaginação infantil.
Os
educadores e os pais podem utilizar o
brincar como instrumento para o
desenvolvimento das crianças e jovens, oferecendo-lhes oportunidades
para criar, explorar, divertir e
experienciar os jogos. Em um espaço adequado para brincar, as crianças
farão as escolhas sobre o que elas brincam e com quem manifestam esse desejo.
Neste espaço, os pais atuam como o Educador
do Brincar. O ato de brincar promoverá mudanças tanto nas pessoas, como
no contexto infantil e social em que vivem.
Para
Silva e Gonçalves (2010), o brincar e o
jogar são momentos sagrados na vida de qualquer indivíduo. É com a
prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e
sobre o mundo que está ao seu redor, desenvolvem as múltiplas linguagens,
exploram e manipulam objetos, organizam
seus pensamentos, descobrem e agem de acordo com as regras, assumem papel de líderes e interagem com outras crianças,
preparando-se para um mundo socializado.
O brinquedo (e o ato de brincar) completa o mundo
mágico infantil, pois é
uma das principais formas de
autodescoberta e de vivências da própria criança. Possibilita a
percepção de seus limites e de suas possibilidades, explorando seu ambiente -
através de suas brincadeiras - de uma maneira saudável e produtiva,
contribuindo assim para a integração de suas primeiras experiências culturais.
A
importância do brinquedo decorre de sua capacidade de instigar a imaginação infantil. Ao ver o brinquedo, a criança é
tocada pela sua proposta, reconhece umas coisas, descobre outras, experimenta e reinventa, analisa,
compara e cria. Sua imaginação se desenvolve e suas habilidades também.
O brinquedo e as brincadeiras são excelentes oportunidades
para nutrir a linguagem verbal,
para que esta se torne mais fluente
e haja maior interesse pelo conhecimento de palavras novas. A variedade de situações que o brinquedo possibilita
pode favorecer aquisição de novos
conceitos.
É na magia do brinquedo que ela desenvolve
a autoestima, a imaginação, a confiança, o controle,
a criatividade, a senso-percepção, a cooperação e o relacionamento interpessoal. A participação de um adulto ou
criança mais velha enriquece o processo do brincar.
Brincando,
a criança desenvolve potencialidades:
ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe,
conceitua, cria, deduz etc.
Sua sociabilidade se desenvolve. Ela faz
amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros, bem como as
normas estabelecidas pelo grupo. Também aprende a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem
visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual
depende, em grande parte, dessa atividade lúdica.
Conclui-se
que o brincar é fundamental para o desenvolvimento integral
das crianças, bem como para a socialização dos pais com seus filhos.
Autor do
Texto:
Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca): Membro do “LEL - Laboratório de
Estudos do Lazer” – UNESP/ Rio Claro. Prêmio TOP FIEP BRASIL “Melhor
Profissional de Educação Física” – 2011 e 2013. Coordenador da Pós-Graduação em
Lazer e Recreação – FMU e UGF. Presidente da “ABRE - Associação Brasileira de
Recreadores”. Co-autor do livro “Manual do Lazer e Recreação” Phorte Editora.
Apresentador do Programa “Lazer em Ação: Criatividade & Negócio” –
PhorteTV.
Fonte: Phorte
TV. Disponível em: http://www.phortetv.com.br/artigos_texto/406-o-importante-e-brincar!
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