terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Contribuições do brinquedo e do ato de brincar para crianças


O brinquedo e o ato de brincar são fundamentais porque contribuem para o desenvolvimento da imaginação infantil.
Os educadores e os pais podem utilizar o brincar como instrumento para o desenvolvimento das crianças e jovens, oferecendo-lhes oportunidades para criar, explorar, divertir e experienciar os jogos. Em um espaço adequado para brincar, as crianças farão as escolhas sobre o que elas brincam e com quem manifestam esse desejo. Neste espaço, os pais atuam como o Educador do Brincar. O ato de brincar promoverá mudanças tanto nas pessoas, como no contexto infantil e social em que vivem.
Para Silva e Gonçalves (2010), o brincar e o jogar são momentos sagrados na vida de qualquer indivíduo. É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor, desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos, descobrem e agem de acordo com as regras, assumem papel de líderes e interagem com outras crianças, preparando-se para um mundo socializado.
O brinquedo (e o ato de brincar) completa o mundo mágico infantil, pois é uma das principais formas de autodescoberta e de vivências da própria criança. Possibilita a percepção de seus limites e de suas possibilidades, explorando seu ambiente - através de suas brincadeiras - de uma maneira saudável e produtiva, contribuindo assim para a integração de suas primeiras experiências culturais.
A importância do brinquedo decorre de sua capacidade de instigar a imaginação infantil. Ao ver o brinquedo, a criança é tocada pela sua proposta, reconhece umas coisas, descobre outras, experimenta e reinventa, analisa, compara e cria. Sua imaginação se desenvolve e suas habilidades também.
O brinquedo e as brincadeiras são excelentes oportunidades para nutrir a linguagem verbal, para que esta se torne mais fluente e haja maior interesse pelo conhecimento de palavras novas. A variedade de situações que o brinquedo possibilita pode favorecer aquisição de novos conceitos.
É na magia do brinquedo que ela desenvolve a autoestima, a imaginação, a confiança, o controle, a criatividade, a senso-percepção, a cooperação e o relacionamento interpessoal. A participação de um adulto ou criança mais velha enriquece o processo do brincar.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades: ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc.
Sua sociabilidade se desenvolve. Ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros, bem como as normas estabelecidas pelo grupo. Também aprende a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica.
Conclui-se que o brincar é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, bem como para a socialização dos pais com seus filhos. 

Autor do Texto:
Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca): Membro do “LEL - Laboratório de Estudos do Lazer” – UNESP/ Rio Claro. Prêmio TOP FIEP BRASIL “Melhor Profissional de Educação Física” – 2011 e 2013. Coordenador da Pós-Graduação em Lazer e Recreação – FMU e UGF. Presidente da “ABRE - Associação Brasileira de Recreadores”. Co-autor do livro “Manual do Lazer e Recreação” Phorte Editora. Apresentador do Programa “Lazer em Ação: Criatividade & Negócio” – PhorteTV.



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