quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cãibras



Quem já teve cãibras levante a mão? É isso aí, não tem problema, pode ficar com a mão abaixada, você não está sozinho(a) nessa. A cãibra é muito mais comum do que se imagina e a sua manifestação está intimamente ligada ao exagero na hora da atividade física, à falta de hidratação e de boa alimentação do organismo.
A cãibra é a contração involuntária do músculo. Ainda não se sabe definir a causa específica, mas sabe-se que está relacionada com a falta de preparo físico, temperatura, desidratação e também com a circulação do sangue. Ela pode ocorrer em qualquer músculo do corpo, principalmente na parte inferior, como coxa e panturrilha.
A dor é inconfundível, a sensação é a pior possível. O músculo atingido pelo problema sofre contração involuntária e, dependendo da intensidade do espasmo, é até possível observar um “novo formato” na área atingida.
Quando alguém realiza esforço físico, o organismo dessa pessoa queima a glicose que está “estocada” no corpo utilizando, principalmente, o oxigênio decorrente da respiração. A partir desta reação é produzida a energia que utilizamos para as nossas atividades cotidianas. No caso do praticante de atividade física, se o exercício exigir mais esforço do que ele estiver preparado para realizar, o que vai acontecer é que a queima da glicose por meio do oxigênio não será suficiente. O organismo dessa pessoa, então, queimará apenas a glicose, sem a presença do oxigênio, originando a produção do lactato e, pelo esforço em excesso, a formação de muitos íons de hidrogênios, estes que podem ser um dos causadores das dores musculares.
Por isso é tão comum aquela cena do jogador de futebol que para repentinamente de correr, levando a mão na perna e reclamando de cãibra. Quando a atividade física é feita além da conta, a dor logo aparece. O jeito é alongar e massagear o músculo para acabar com a contração.
Mas, vejam bem, o alongamento antes do treino não necessariamente vai evitar a ocorrência de cãibra. Alongar vai apenas favorecer a amplitude do movimento e com isso talvez cansar menos, mas não vai evitar este tipo de contração muscular se a pessoa não estiver com um bom condicionamento físico.
Outra dica importante é se hidratar. Mas não é para beber água na hora da atividade física apenas, deve-se manter o corpo hidratado sempre, assim a incidência de cãibra vai diminuir.
O problema é que a cãibra não atinge só os que praticam exercício físico em demasia. Ela também pode acontecer por causa do frio. É a chamada cãibra noturna, quando no meio do sono a pessoa acorda com o pé ou a panturrilha se contorcendo. Quando dormimos a temperatura corporal diminui, assim como a temperatura externa. Para quem tem este tipo de cãibra com frequência, a solução é usar uma meia.
A cãibra não é uma doença, mas, em alguns casos, ela pode ser oriunda de doenças. Além do excesso de atividade física, outros fatores podem ocasionar cãibra como doenças venosas, varizes, sequela de acidente vascular cerebral ou ainda alteração de eletrólise do sangue. Neste último caso, ocorre a baixa de pressão arterial e minerais como potássio e magnésio não são repostos, então o músculo atingido pela câimbra sente dores.
De acordo com especialistas, uma boa alternativa para evitar o aparecimento da cãibra é – depois de se exercitar – realizar qualquer outra atividade diferente da que já foi feita, porém, em menor intensidade. Tal providência auxilia na desintoxicação da musculatura já que uma parte do lactato – que passa a ser utilizado como fonte de energia – passa a ser metabolizado.
Os especialistas afirmam que o grande segredo para diminuir a frequência das cãibras está num bom preparo físico, está bem hidratado, é preciso uma boa alimentação regular todos os dias.
Não há estudos conhecidos sobre o fato, mas acredita-se que todo mundo já teve, tem ou vai ter cãibra um dia. O que ocorre é que algumas pessoas podem ter mais propensão que outras. Um atacante, que corre muito mais que um goleiro, ou um velocista, por exemplo, exigem mais dos músculos e provavelmente sofrerão mais de cãibra.
Vejam em resumo o que é cãibras na imagem seguinte:


Referências

Saiba como evitar a câimbra. Disponível em: http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2013-10-09/saiba-como-evitar-a-caimbra.html

Cãimbra: o que provoca e como evitar. Disponível em: http://www.phortetv.com.br/noticias_texto/539-caimbra:-o-que-provoca-e-como-evitar


Nenhum comentário:

Postar um comentário