sábado, 8 de fevereiro de 2014

Pra você que fuma, pare de fumar!


O tabagismo é considerado a principal causa de morte que pode ser evitada em todo o mundo de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Um problema de saúde causado pelo excesso de nicotina no organismo. O tabaco pode gerar dependência psicológica e química. 
As doenças e mortes causadas pelo tabagismo manifestam-se em adultos, porém o ato de fumar se inicia antes dos 19 anos e mais frequentemente nas classes sociais mais baixas. O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou principio ativo é a nicotina. A nicotina causa dependência física e psicológica. A dependência da nicotina já é considerada uma doença, consta na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, designada pela sigla CID - código F17, Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de fumo, publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Estima-se que o uso do tabaco causa por ano 4,9 milhões de mortes, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.  O uso do tabaco resulta também no total de mais de 10 mil mortes por dia, estima-se que um terço da população mundial adulta em torno de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes. O tabagismo é  o principal responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão, responsável também por doenças cardiovasculares.
A aceitação social faz com que os fumantes não sejam os únicos prejudicados. Os fumantes passivos também são. Ou seja, aqueles que nunca fumaram, mas que compartilham ambientes com fumantes e inalam a fumaça rica em substâncias tóxicas, apresentam risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração, portanto estão sujeitos às mesmas doenças que os fumantes.
Dados epidemiológicos revelam que pelo menos 70% dos tabagistas almejam parar de fumar. Porém, menos de 10% adquirem o sucesso sem auxílio.
Na maioria dos casos, a recaída ocorre entre dois dias e três meses devido à síndrome de abstinência. Essa síndrome se inicia 8 horas após o consumo do cigarro e se torna mais intensa no terceiro dia. Seus sintomas são: alterações cognitivas, ansiedade, distúrbios de sono, irritabilidade, aumento do apetite e desejo intenso por cigarro.
Para vencer a síndrome da abstinência a pessoa deve ficar muito atenta às armadilhas, como: momentos de estresse, pois é preciso se acalmar e entender que momentos difíceis acontecem à todo momento, fumar não resolverá o problema; vontade intensa de fumar, nesta hora é necessário manter as mãos ocupadas com elástico, papel ou objetos, beba um copo de água, ligue para um amigo, coma uma fruta. Saiba que a vontade de fumar não dura mais que alguns minutos.
Muitas vezes a decisão de parar de fumar é adiada para evitar o desconforto de ficar sem o cigarro, mas este desconforto pode ser amenizado com orientações necessárias e dividido com profissionais qualificados.
Para você que fuma, veja o porquê de parar de fumar:
- Em primeiro lugar, por uma questão de saúde. Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. Os ex-fumantes vivem em média mais anos do que os fumantes e reduzem o risco de virem a sofrer de uma doença cardiovascular, de câncer ou de doenças respiratórias graves e incapacitantes;
- Homens e mulheres correm risco de 9x maior de morrer de doenças respiratórias, quando fumam;
- Ao parar de fumar os benefícios começam após 20 minutos, com a alteração da pressão arterial e pulsação. Dois dias sem tabaco o olfato e o paladar melhoram e após um ano o risco de morte por infarto é reduzido à metade;
- Fumantes que pararam entre 25 e 34 anos tiveram suas curvas de sobrevida similares ás de pessoas que não fumam. Isso resulta em um ganho de 10 anos de vida em comparação aos que não pararam de fumar;
- Pessoas que fumam entre 25 e 79 anos morrem 3x mais do que os não fumantes independente da circunstância;
- Parar de fumar entre 45 e 54 anos, pode apontar um ganho de aproximadamente  6 anos de vida, entre 55 e 64 anos, um ganho de por volta 4 anos de vida;
- Os avanços no tratamento de doenças cardiovasculares, possibilitaram uma melhoria expressiva na mortalidade global por essas doenças, entretanto fumantes morrem 3x mais do coração do que não fumantes;
- O câncer de pulmão acomete com maior incidência mulheres que fumam em 17% e os homens em 14%;
- O tabaco pode ocasionar o processo de envelhecimento do organismo e no sexo masculino pode acarretar impotência sexual.
- Após oito horas, os níveis de monóxido de carbono no organismo baixam e os de oxigênio aumentam;
- Passadas 72 horas, a capacidade pulmonar aumenta e a respiração se torna mais fácil;
- Com cinco anos de abstinência do tabaco, o risco de câncer de boca e de esôfago é reduzido para metade;
- Ao final de dez anos, o risco de câncer de pulmão e de outros cânceres é reduzido consideravelmente;
- Após 15 anos de abstinência, o risco de doença cardiovascular é igual ao de um não fumantes do mesmo sexo e idade.
- A aparência renovada, o hálito mais fresco, o não envelhecimento precoce e poupança da econômica são fatores adicionais que podem motivar a sua decisão.
Vejamos alguns conselhos úteis para quem quer deixar de fumar, para isso alguns passos são importantes. Mas colocar em prática exige esforço e autodisciplina.
- Fixe um dia para deixar de fumar. O estabelecimento de uma data ajuda a criar um sentimento de compromisso.
- Anuncie aos outros a sua decisão. Envolver os que lhe são mais próximos garante-lhe apoio e solidariedade.
- Identifique os seus hábitos tabácicos. Saber em que circunstâncias fuma habitualmente permite-lhe criar estratégias para contorná-las.
- Elabore uma lista de motivos para deixar de fumar e releia-a sempre que pensar em desistir.
- Aprenda a reagir à vontade de fumar. Os momentos em que sente grande desejo de voltar a fumar duram apenas alguns minutos.
- Faça uma alimentação saudável. Se a sua preocupação é o ganho de peso associado ao abandono do tabaco, procure substituir as gorduras, o açúcar e os alimentos ricos em sal por saladas, frutas e legumes.
- Tente evitar a proximidade de fumadores, bem como os cigarros e todos os objetos relacionados com o hábito de fumar.
- Pratique atividade física. Não só contribui para uma boa forma física, como ajuda a combater a ansiedade e as alterações de humor próprias dos ex-fumadores.
- Com o dinheiro que poupar no tabaco, ofereça-se uma prenda que deseje há muito tempo.
- Se não conseguir à primeira, nada está perdido. A recaída faz parte do processo de mudança. Marque uma nova data e volte a tentar.
Referências 

Notícia da Phorte TV. Por que parar de fumar?, Discponível em: http://www.phortetv.com.br/noticias_texto/500-por-que-parar-de-fumar


Battagin, A. M. Por que parar de fumar?. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/5148-por-que-parar-de-fumar

Nenhum comentário:

Postar um comentário