sábado, 9 de abril de 2016

Fatores de risco para hipertensão arterial


A hipertensão arterial (HA) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados (>139/89) e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não-fatais.
Algumas condições intrínsecas e extrínsecas a nós servem como fatores de risco para o surgimento da HA, os mesmos serão descritos a seguir.

Idade

Existe relação direta e linear da PA com a idade, sendo a prevalência de HA superior a 60% na faixa etária acima de 65 anos.

Gênero e etnia

A prevalência global de HA entre homens e mulheres é semelhante. Em relação à cor, a HA é duas vezes mais prevalente em indivíduos de cor não-branca. Em países mestiços como o Brasil fica difícil saber se a cor serviria como fator de risco para o surgimento de HA.

Excesso de peso e obesidade

O excesso de peso se associa com maior prevalência de HA desde idades jovens. Na vida adulta, mesmo entre indivíduos fisicamente ativos, incremento de 2,4 kg/m2 no índice de massa corporal (IMC) acarreta maior risco de desenvolver hipertensão. A obesidade central também se associa com a elevação da PA.

Ingestão de sal

Ingestão excessiva de sódio, encontrado no sal de cozinha, tem sido correlacionada com elevação da PA.

Ingestão de álcool

A ingestão de álcool por períodos prolongados de tempo pode aumentar a PA e a mortalidade cardiovascular em geral.

Sedentarismo

A Atividade física reduz a incidência de HA, mesmo em indivíduos pré-hipertensos, bem como a mortalidade e o risco de doenças cardiovasculares.

Fatores socioeconômicos

Até hoje é difícil ter certeza a influência do nível socioeconômico na ocorrência da HA, pois é complexa e difícil de ser estabelecida. Porém, no Brasil a HA é mais prevalente entre indivíduos com menor escolaridade.

Genética

A contribuição de fatores genéticos para a gênese da HA está bem estabelecida na população.

Conclusão

Os fatores de risco cardiovascular frequentemente se apresentam de forma agregada, a predisposição genética e os fatores ambientais tendem a contribuir para essa combinação em famílias com estilo de vida pouco saudável.

Referências


Sociedade Brasileira de Cardiologia; Sociedade Brasileira de Hipertensão; Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1 supl.1).


Nenhum comentário:

Postar um comentário