segunda-feira, 4 de abril de 2016

Segurança no treinamento de força


Os programas de treinamento de força efetivos têm em comum uma característica proeminente – a segurança. O treinamento de força apresenta risco inerente, como em todas atividades físicas. O risco de lesões pode ser bastante reduzido ou completamente eliminado pela utilização das técnicas adequadas para execução dos exercícios, do auxílio e da respiração adequada; pela manutenção dos aparelhos em boas condições de trabalho e pela utilização de roupas adequadas (FLECK; KRAEMER, 2006).
O risco de ocorrência de lesões durante o treinamento de força é muito pequeno (ZEMPER, 1990), principalmente se o treinamento tiver supervisão adequada dos profissionais (como os de Educação Física, no caso do Brasil) que prescrevem exercícios físicos, pois exercícios executados sem supervisão alguma aumentam e muito o risco de erros na execução do exercício e o risco de lesão (MORREY, HENSRUD, 1999; LOMBARDI, TROXEL, 1999).
Com isso pode-se ter em mente que a falta de supervisão contribui para o surgimento de lesão. Portanto, apesar de o treinamento de força ser uma atividade muita segura, todas as precauções de segurança devem ser tomadas com atenção especial a todos os fatores relacionados com segurança, principalemente quando se realiza treinamento de força em local não-supervisionado.

Referências Bibliográficas

FLECK, S. J.; KRAEMER, W. J. Fundamentos do treinamento de força muscular. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LOMBARDI, V. P.; TROXEL, R. K. Weight training injuries and deaths in the US. Medicine and Science in Sports and Exercise. Núm.31. 1999. p.93.

MORREY, M. A.; HENSRUD, D. D. Risk of medical events in a supervised health and fitness facility. Medicine and Science in Sports and Exercise. Núm.31. 1999. p. 1233-1236.


ZEMPER, E. D. Four years study of weght room injuries in national sample of college football teams. National Strength and Conditioning Association Journal. Núm.12. 1990. p.32-34.


Nenhum comentário:

Postar um comentário